Notícia

Cel. Dimas já fez oito mudanças no 1º escalão em três meses como prefeito de PA

Mudanças são costume quando um novo prefeito assume o Executivo; conheça quem está à frente de cada pasta após três meses da saída de Simões

Iago Almeida / 24 junho 2022

Coronel Dimas tomou posse como prefeito de Pouso Alegre em março. Imagem: reprodução TV Câmara

O prefeito Coronel Dimas Fonseca (PSDB) completa, no próximo dia 27 de junho, três meses à frente do Executivo Municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Desde que substituiu Rafael Simões, o novo prefeito já realizou oito substituições no 1° escalão da prefeitura, o que é costume em trocas de gestão.

A primeira mudança foi na Chefia de Gabinete, quando Ricardo Sobreiro saiu, dando lugar a Eyder de Souza Lambert, que é ex-comandante do 20º Batalhão da PM em Pouso Alegre. Lambert estava frente da Secretária de Políticas Sociais, que agora está sob o comando da servidora de carreira Marcela Reis Severino do Nascimento.

Já na Superintendência de Lazer e Turismo, Elaine Ashbar (Elaine da Band) deixou o comando após 6 anos. Quem assumiu foi Jaqueline Lima da Costa, que acumula experiências em diversas áreas dentro da prefeitura, como a gerência do Departamento de Gestão de Recursos e Materiais (Compras e licitações).

Além disso, Jaqueline também assumiu, interinamente, a Superintendência de Comunicação Social com a saída de Carlos Filho. Veja as outras mudanças e conheça o currículo dos que assumiram as pastas, abaixo:

Secretaria de Administração e Finanças

Saiu: Júlio Tavares
Assumiu: Silvestre Cândido de Sousa Turbino
Currículo: Advogado, Empresário Contábil, Delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais , Diretor Suplente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais, Diretor da Associação do Comercio e Industria de Pouso Alegre ( ACIPA) , Vice Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pouso Alegre e Região, Conselheiro do Conselho Fiscal da Fundação de Ensino Superior do Vale Sapucaí, Conselheiro do Conselho Consultivo da Fundação Sul Mineira de Ensino, Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município de Pouso Alegre

Silvestre Cândido de Sousa Turbino / Foto: Reprodução / PMPA

Chefia de Gabinete

Saiu – Ricardo Sobreiro
Assumiu – Eyder de Souza Lambert
Currículo: Coronel da Reserva da Polícia Militar, Bacharel em Ciências Militares pela Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM e Especialista em Segurança Pública e em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro-Escola de Governo.

Eyder de Souza Lambert / Foto: Reprodução / PMPA

Secretaria de Políticas Sociais

Saiu- Eyder de Souza Lambert
Assumiu – Marcela Reis Severino do Nascimento
Currículo: Servidora Pública Municipal – Assistente Social Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG); Pós Graduada em Gestão das Políticas Sociais pela Universidade Paulista (UNIP).

Marcela Reis Severino do Nascimento / Foto: Reprodução / PMPA

Superintendente de Lazer e Turismo

Saiu- Elaine Ashbar
Assumiu – Jaqueline Costa
Currículo: Graduando o último ano de Direito na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Título: Diretrizes e Inovações no Planejamento das Contratações Públicas Segundo a Nova Lei de Licitações-Lei 14.133/21. Atuou na Prefeitura de Pouso Alegre como Assistente de Administração e Finanças, Gerente do Departamento de Gestão de Recursos e Materiais (Compras e Licitações) e Assessorou o gabinete do Prefeito; Técnica em Segurança do Trabalho.

Superintendente de Comunicação

Saiu- Carlos Filho
Assumiu – Jaqueline Costa (interinamente)

Jaqueline Costa / Foto: Reprodução / PMPA

Secretaria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico

Saiu- Paulo César Figueiredo
Assumiu – José Carlos Costa (interinamente)
Currículo: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM. Mestre em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.

José Carlos Costa / Foto: Reprodução / PMPA

Sec. de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos

Saiu- Rinaldo Oliveira
Assumiu – Renato Garcia (interinamente)
Renato tbm é sec. De Planejamento Urbano e Meio Ambiente (dessa pasta não é interino)
Currículo: Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária; Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Negócios; Especialista em Interpretação e Implantação de atividades em áreas naturais; Graduado em Turismo e ADM; Professor universitário há 14 anos, lecionando na Faculdade Pitágoras – Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – MBA em Gestão Pública, e no CESEP – Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado. Ex -Secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Indústria e Comércio de Machado; Ex- Diretor Geral do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Machado.; Ex-Diretor de Capacitação de Recursos Humanos da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento; Presidente do CODEMA – Conselho de Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente de Machado; Perito Ambiental; Tesoureiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Machado e Carvalhópolis; Secretário da ASPARMA – Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Machado.

Renato Garcia / Foto: Reprodução / PMPA

Também na secretaria de Obras houve mudança na Superintendência. Antes era representante do cargo, Zairiani M. Cerqueira Fraga e agora é Cristiane Alves da Cunha. Para saber quem está a frente das demais secretarias de Pouso Alegre, entre neste link.

 

Três meses como prefeito

Coronel reformado da Polícia Militar, José Dimas da Silva Fonseca (PSDB) tomou posse como prefeito de Pouso Alegre no dia 27 de março deste ano, após Rafael Simões (União Brasil) renunciar à prefeitura para participar das próximas eleições.

Antes de entrar na política, durante a carreira militar, Cel Dimas foi comandantes dos batalhões da PM em Pouso Alegre e Poços de Caldas. Bacharel em Ciências Militares; bacharel em Direito; Pós-graduado em Gestão Estratégia em Segurança Pública; ocupou posto de Assessor Militar na Secretaria Estadual de Defesa Social no governo de Antônio Anastasia (PSDB).

O mandato de Cel Dimas vai até 31 de dezembro de 2024. Ele poderá concorrer à reeleição para um segundo mandato.

Coronel Dimas Fonseca substituiu Rafael Simões na Prefeitura de Pouso Alegre / Foto: PMPA

Mais Lidas