Notícia

Caso Miguel: Campanha faz aumentar procura para doações de medula em Pouso Alegre

Somente nesta quinta-feira (feriado de Corpus Christi) e sexta-feira foram coletadas mais de 120 amostras no Hemocentro da cidade

Iago Almeida / 17 junho 2022

Hemocentro de Pouso Alegre no feriado de Corpus Christi / Foto: Arquivo Pessoal

Familiares de Miguel Reimberg, de 15 anos, foram até o Hemocentro de Pouso Alegre na manhã do feriado de Corpus Christi, para um momento de gratidão às pessoas que têm aderido a campanha de doação de medula óssea para o garoto. Foram coletadas mais de 120 amostras entre quinta (16/06) e sexta-feira (17/06). Gabriela Reimberg agradeceu as pessoas que aproveitaram a folga para o gesto de solidariedade.

“Está sendo um feriadão de muito trabalho para todos no Hemocentro. Merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão. As pessoas estão aproveitando o dia de folga para doar. Recebemos pessoas de cidades vizinhas”, contou a mãe.

Voluntários participaram de uma palestra sobre a doação de medula / Foto: Redes Sociais

Miguel Reimberg é de Pouso Alegre e foi diagnosticado com Aplasia de Medula Óssea, precisando de um doador 100%. A família então iniciou uma campanha, que foi aderida por amigos, autoridades, pelo Pousão e as Lojas Havan, tomando uma enorme proporção. Isso fez com o que o número de interessados em se cadastrar para ser um doador, aumentasse.

“Não sei dizer qual ao certo o percentual de aumento de atendimento desde que a companha começou. Mas chegaram a comentar que antes da campanha era de 2 a 5 cadastros e hoje está chegando a 30 por dia”, enfatiza Gabriela.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, por ter aberto no feriado, devido a falta de alguns tipos sanguíneos em estoque, o Hemocentro de Pouso Alegre conseguiu 87 doadores de sangue em apenas 6 horas de funcionamento nesta quinta-feira (16/06).

Segundo informações, os voluntários de outras cidades da região que foram ao Hemocentro para a campanha de Miguel tentaram ainda doar sangue no mesmo dia, mas não havia mais lugar com a enorme fila que se formou com os que agendaram previamente.

“O Flauzino é de Alfenas; conheceu a campanha pela internet e começou a nos ajudar muito. Conseguiu uma van e 6h com esse friozinho trouxe uma turma para fazer o cadastro de medula. A turma só não aproveitou para doar sangue porque realmente estava bastante cheio o hemocentro. Muita gratidão a todos que junto com o Flauzino possibilitaram este momento”, agradeceu Gabriela.

Van saiu de Alfenas às 6h / Foto: Arquivo Pessoal

Além de Alfenas, pessoas de São Sebastião da Bela Vista, Careaçu e Pouso Alegre também se cadastraram para a campanha de doação de medula a Miguel. A família ainda citou amigos do bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre, que fizeram fila logo pela manhã.

Amigos da família de Miguel, moradores do bairro Cidade Jardim / Foto: Arquivo Pessoal

Como doar?

Para se tornar um doador de medula óssea basta procurar o hemocentro da sua cidade ou região, ter idade entre 18 e 35 anos e um bom estado de saúde em geral. Durante a inscrição como doador voluntário, será retirado uma pequena quantidade de sangue (10ml) para testes genéticos.

Essas informações vão para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade. Todo o procedimento é feito gratuitamente, tanto para doadores, quanto pacientes.

Saiba como se cadastrar em Minas Gerais: Cadastramento de candidatos a doação de medula óssea. “Não há agendamento – os candidatos à doação devem se informar diretamente no setor de captação das unidades e serão atendidos nos horários definidos por cada uma delas. Da mesma forma, não está disponibilizado o agendamento online para esse tipo de atendimento”, explica o Hemominas.

Mais Lidas