Educação

Bairro dos Afonsos vai ganhar Unidade Básica de Saúde em Pouso Alegre

Prefeitura assinou autorização para construção de UBS para atender cerca de quatro bairros

Nayara Andery / 30 maio 2022

Prefeito Cel. Dimas assina autorização para construção de UBS no bairro dos Afonsos. Foto prefeitura.

O bairro dos Afonsos terá uma Unidade Básica de Saúde, anunciou o prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas. O comunicado foi feito no “Encontro de Violeiros” realizado no bairro, neste domingo (29/05). O local é atendido atualmente por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Tenho certeza que essa UBS irá mudar a vida de muitas pessoas e esse é o nosso propósito. Os moradores dos Afonsos e toda a comunidade vizinha como o Cervo, São Judas Tadeu, Canta Galo e outros distritos rurais da imediação vão ter mais acesso à saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito.

Ele estava com a secretária municipal de saúde, Silvia Regina e o responsável pela Base Forte, Sérgio Burza. Essa é a empresa que vai realizar a obra. Durante o Encontro de Violeiros que teve sua primeira edição após a pandemia, Silvia e Coronel Dimas assinaram a autorização para a contratação de empresa que irá realizar o serviço.

A nova UBS

A UBS será construída na estrada municipal dos Afonsos, na ligação com a MG-179. Segundo a prefeitura, o prazo da obra é de seis meses. O serviço deve ser iniciado em até dez dias úteis após a empresa receber oficialmente a Ordem de Serviços do poder público.

O objetivo é atender a população de cerca de 3 mil pessoas dos Afonsos e mais de outros bairros e distritos vizinhos. De acordo com a prefeitura, esse é o número de cadastros no Sistema Municipal de Saúde nesta região.

Para Silvia, “temos certeza que oferecendo o serviço de saúde básica mais próximo da população nós vamos ter um melhor trabalho de prevenção, recuperação, tratamento e acompanhamento das famílias com uma infraestrutura adequada e profissionais altamente capacitados para o acolhimento das pessoas. É um momento aguardado por todos nós”.

Mais Lidas