Notícia

Bilac Pinto pode ser o vice de Zema nas eleições desse ano

Segundo aliados, é quase certo de a chapa ser confirmada. Ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, herdaria capital eleitoral do padrinho político no Sul de Minas.

Magson Gomes / 04 abril 2022

Nome de Bilac é tido como certo nos bastidores da ALMG. Foto: reprodução Câmara dos Deputados

O deputado federal Bilac Pinto (União Brasil) poderá ser o candidato a vice na chapa de reeleição de Romeu Zema (Novo) ao governo de Minas. Políticos e assessores próximos ao deputado confirmaram ao Terra do Mandu que ’99,9% de chance’ de a dobradinha ocorrer nas eleições de 2022.

A fonte afirmou ainda que os bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais dão como certa que Bilac será o vice de Zema. Tido como um habilidoso negociador, Bilac Pinto foi secretário de governo de Zema entre agosto de 2019 e março de 2020. A indicação foi, exatamente, num período em que o governador enfrentava barreiras para dialogar com a ALMG e destravar a pauta de votações.

Apenas um fato extraordinário inviabilizaria essa chapa, disse outra pessoa ligada ao político do Sul de Minas. Correm por fora para ser vice na chapa de reeleição os deputados Marcelo Aro (PP) e Mateus Simões (Novo). E o PSDB, que não tem nome específico para o posto.
A confirmação se será Bilac Pinto ou outro nome como vice de Zema saíra após as convenções partidárias, previstas para o período de 20 de julho a 05 de agosto.

Ex-prefeito de Pouso Alegre seria o herdeiro político

Tendo sua base eleitoral no Sul de Minas, Bilac Pinto já avisou aos prefeitos da região que não será candidato a reeleição para um quinto mandato de deputado federal. Com isso, fica ainda mais pavimentado o caminho para o ex-prefeito de Pouso Alegre, também União Brasil, capitalizar o apoio regional.

Rafael Simões renunciou à prefeitura de sua cidade no final do mês passado para postular uma vaga na Câmara Federal. Em um evento de transmissão de cargo para o vice-prefeito, estavam presentes o deputado Bilac Pinto, padrinho político de Simões, e o atual vice-governador de Minas, Paulo Brant.

Para aliados, em caso de confirmação da chapa Zema/Bilac, Rafael Simões herdará além de votos, o capital eleitoral regional do deputado, passando a ser o contato com os demais prefeitos do Sul de Minas.

Nas eleições de 2018, Bilac Pinto foi o candidato a deputado federal mais votado em Pouso Alegre, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Ele foi eleito com 87.683 votos.

Deputado desde 1995

Bilac Pinto foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1995. Foram três mandados consecutivos até ser eleito deputado federal em outras quatro eleições. O deputado se licenciou do cargo outras vezes para assumir secretarias nos governos de Aécio Neves (PSDB) e Antônio Anastasia (PSDB).

Mais Lidas