Notícia

Coronel Dimas assumirá prefeitura de Pouso Alegre dia 27 de março

Atual prefeito Rafael Simões concorrerá a uma vaga como deputado federal nas eleições deste ano; se não for eleito, não poderá voltar a assumir a prefeitura

Iago Almeida / 21 março 2022

Cel Dimas Fonseca e Rafael Simões / Foto: PMPA

No próximo domingo (27/03), o vice-prefeito Coronel Dimas Fonseca (PSDB) tomará posse como novo prefeito de Pouso Alegre, no Sul de Minas, até 2024. Isso porque o atual prefeito, Rafael Simões (União Brasil), vai concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano. A cerimônia de posse acontecerá às 9h30 na Câmara Municipal (Avenida São Francisco, 320, Primavera).

José Dimas da Silva Fonseca é Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais; bacharel em Ciências Militares; bacharel em Direito; Pós-graduado em Gestão Estratégia em Segurança Pública; Ocupou posto de Assessor Militar na Secretaria Estadual de Defesa Social no governo de Antônio Anastasia (PSDB); Foi assessor da Presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), no período em que Rafael Simões era o presidente da fundação. Cel Dimas também é palestrante em Segurança Pública, Crime, Violência e Sociedade.

Ele tem 61 anos e foi Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar em Pouso Alegre, e do 18ª Região da PM em Poços de Caldas (MG). Cel. Dimas assumirá a prefeitura após 10 anos ao lado de Simões e vários trabalhos juntos na FUVS, mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Cel Dimas Fonseca / Foto: PMPA

Rafael Simões não volta à Prefeitura

Vale destacar que a legislação eleitoral exige que prefeitos interessados em outros cargos nas eleições renunciem ao cargo de prefeito até o dia 2 de abril. Além disso, caso perca a eleição para deputado, Rafael Simões não poderá voltar a assumir a prefeitura de Pouso Alegre.

Rafael Simões foi eleito prefeito de Pouso Alegre pela primeira vez no pleito de 2016 e empossado em 1º de janeiro de 2017. Sua administração foi considerada uma das mais avançadas e com melhores resultados em Minas Gerais entre os anos de 2016 e 2020, e isso lhe valeu a reeleição em 2020, na maior votação já registrada em Pouso Alegre.

“Eu tracei um caminhar para mim. Acho que já dei minha contribuição ao povo de Pouso Alegre. Via com muita tristeza a situação que a cidade de Pouso Alegre se encontrava. Foi até por isso que me lancei candidato em 2016. Eu achava que dava pra fazer diferente. E eu fiz tudo que era possível. Só não fiz mais porque não era possível”, contou Simões em fevereiro, durante participação no ‘Dediprosa Podcast’.

O atual partido de Rafael é o União Brasil, recém fundado em outubro de 2021, resultante da fusão do Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), sigla que o prefeito era filiado desde 2020.

Anúncio de saída da prefeitura aconteceu em fevereiro durante participação no ‘Dediprosa Podcast’ / Foto: Reprodução/‘Dediprosa Podcast’

Mais Lidas