Notícia

Prefeito de Pouso Alegre vai desobrigar uso de máscaras se população tomar 3ª dose de vacina

Município precisa ter mais de 70% de imunização com reforço para que máscaras não sejam exigidas em ambientes fechados

Nayara Andery / 14 março 2022

Imagem Prefeitura.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, apela para que a população complete a vacinação contra a Covid e garante que com meta mínima de 70% de dose de reforço será possível liberar exigência de máscaras em ambientes fechados. O comunicado foi gravado em vídeo, junto com a secretária de saúde Silvia Regina. Minas Gerais deixou como opcional a liberação do uso das máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados, desde sábado (12/03).

Nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, indica que a decisão deve ser definida por cada município. Ao anunciar a mudança, o secretário da pasta, Fábio Bacheretti, disse na última quinta-feira (10/03) que em “cada município que tiver completado com duas doses com mais de 80% da população e atingir 70% do reforço, o uso de máscara passa a ser facultativo, com orientação do estado”. O documento traz como critério para essa liberação, a vacinação de 80% com a segunda dose para desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos e acima de 70% com o reforço, para liberação em ambientes fechados.

Pouso Alegre já tinha liberado uso em ambientes abertos

Pouso Alegre liberou desde 8 de março o uso de máscaras em vias públicas e a acabou com a necessidade de alvará da Vigilância Sanitária para eventos ou atividades com mais de 200 pessoas.

Vacinar para flexibilizar medidas ainda mais, cita prefeito

“Nós queremos tomar algumas atitudes que são importantes para retomarmos a nossa vida como era antes da chegada do Covid, principalmente com a retirada da máscara em local fechado. Mas, para que isso possa ocorrer o mais rápido possível, nós precisamos que você que não fez a sua dose de reforço venha fazê-la. Porque a orientação do estado é que ao retirarmos o uso da máscaras em local fechado, pelo menos 70% da população esteja vacinada (com reforço).” A fala é do prefeito, Rafael Simões, no vídeo em que ele faz o apelo à população.

Ele apontou os seguintes dados da vacinação em Pouso Alegre: acima de 90% tanto na primeira, quanto na segunda dose e, 50% da dose de reforço, cita o prefeito. O último boletim referente a 4 de março, apresenta que a vacinação completa era de 88%. Ao todo, 124.957 pessoas tinham recebido a segunda dose enquanto apenas 59.687 receberam a dose de reforço.

Ainda tem vacina

Silvia Regina, secretária municipal de saúde, ressalta que as unidades de saúde “continuam abertas, para a gente fazer essa vacina tanto a dose de reforço quanto a segunda dose para quem não fez ainda. As crianças que estão começando a vencer a segunda dose, é necessário a vacinação. E a dose de reforço, olhe para o seu cartão de vacina e veja se já fez quatro meses. É necessária e estamos com ela à disposição.”

Dados da SES-MG apontam que o município já recebeu o seguinte total de doses para pessoas acima de 12 anos: Butantan (Sinovac) 76.186, Fiocruz (Astrazeneca) 82.205, Janssen (Johnson & Johnson) 6.445 e Pfizer (Biontech) 117.066.  Entre 5 e 11 anos de idade é ministrada a dose pediátrica. A SES-MG afirma que são 1808 crianças de 5 anos em Pouso Alegre e 11060 entre 6 e 11 anos. A prefeitura informou no último boletim que 7891 doses já foram aplicadas no total desse público, sendo a primeira dose.

O último apelo do prefeito foi para que as pessoas conversem com amigos que ainda não foram totalmente imunizados e ajudem a conscientizar da importância da vacinação, “para que possamos tirarmos isso (máscara) dos nossos rostos e continuarmos a vida, vamos juntos”.

Mais Lidas