Notícia

MG recomenda fim de obrigação de uso de máscara em locais abertos, a partir de sábado (12/03)

Anúncio do secretário estadual de saúde, Fábio Bacheretti, deixa decisão para cada município e extingue Minas Consciente

Nayara Andery / 10 março 2022

MG desobriga uso de máscara em ambientes abertos – Fonte Governo de MG.

“A recomendação do estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos, a partir de sábado (12/03)”, anunciou Fábio Bacheretti, secretário estadual de saúde, nesta quinta-feira (10/03). Ele comunicou que o fim do programa Minas Consciente, no próximo sábado. O programa, que faria dois anos em abril, analisava a situação da pandemia em cada região, para liberar ou adotar medidas restritivas. O secretário lembrou que esse programa ajudou na redução da pandemia e a colocar o estado entre os com menores índices da doença no país.

O que define a orientação sobre uso de máscaras

Decisão sobre fim da obrigação do uso de máscaras em locais abertos e fechado, considera fatores diferentes da pandemia. O secretário citou que os fatores são a projeção considerável de queda de casos em março, a Onda Verde em todo o estado há mais de 6 meses, índices de imunização completa e de reforço. “Cada município que tiver completado com duas doses com mais de 80% da população e atingir 70% do reforço, o uso de máscara passa a ser facultativo, com orientação do estado.”

Momento é de comemoração no estado

“É uma virada de página muito importante. Nós estamos sim fechando um ciclo não só do Minas Consciente, mas, também, pós esse último pico de Ômicron, essa vacinação é um ciclo muito importante. A gente continua respeitando o vírus, acompanhando e agindo em relação a isso. Mas, certamente viver o que nós vivemos não deve acontecer.” Bacheretti sinalizou a redução dos encontros do Comitê Extraordinário de Covid-19, após a redução da pandemia. Ele citou as perdas nesses dois anos e os esforços das equipes de saúde.

Menor pico da doença deve ser registrado em março

Projeções do comitê estadual feitas em janeiro mostraram índices do pico da variante Ômicron e foram determinantes para ações que resultaram na redução da curva de contágio, em fevereiro, afirma Bacheretti. Com base nos novos cálculos do comitê, “a expectativa nossa é que nas próximas duas semanas a gente alcance o menor patamar de casos desde o início da pandemia”.

Vacina ajudou a prevenir disseminação da doença

Com quase 41 milhões de doses aplicadas em MG sem nenhum óbito, “ou seja, a vacina é segura”, disse Bacheretti. “Temos vacina suficiente para reforço e para as crianças.” Minas atingiu mais de 1 milhão de crianças vacinadas. Os índices estaduais de vacinação até o momento mais de 81% de pessoas acima de 5 anos com duas doses e mais de 45% do reforço aplicado. “Nós temos disponíveis mais de 2,6 milhões de doses”, falou ao pedir que os pais levem as crianças para tomar a segunda dose.

Mais Lidas