Agências bancárias não abrem em período de carnaval
Saiba como ficam os prazos para pagamentos e como utilizar os serviços bancários nesse período
Nayara Andery / 24 fevereiro 2022Saiba como ficam os prazos para pagamentos e como utilizar os serviços bancários nesse período
Nayara Andery / 24 fevereiro 2022Municípios do Sul de Minas e de vários estados brasileiros suspenderam o ponto facultativo de carnaval. Mas, os bancos seguem com fechamento das agências no ‘feriado bancário’. Na próxima segunda (28/02) e terça-feira de carnaval (1º/03) não haverá atendimento ao público em todo o país, comunica a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Entenda quais os prazos para boletos e documentos que vencem no período e também quais serviços ficam disponíveis.
O feriado bancário é estabelecido por resolução do Banco Central. Agências bancárias reabrem na quarta-feira de cinzas (02/03), às 12h e seguem até o horário de fechamento que é diferente por estados ou regiões. No Sul de Minas as agências fecham às 15h. Segundo a FEBRABAN, “nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento”.
Saiba como usar os serviços bancários nesses período
Caixas eletrônicos estarão disponíveis de acordo com horários de funcionamento desses espaços, em agências. Durante o feriado bancário, a FEBRABAN indica o uso de sites e aplicativos dos bancos para transferências e pagamentos.
Fique de olho no vencimento de contas e boletos
Contas de consumo ou carnês que vencem em 28 de fevereiro ou 1º de março podem ser pagas em 2 de março, sem juros, multa ou encargos. As contas de consumo são de água, energia, gás, telefone, internet, TV, entre outras. A informação de tributo deve ser ajustada ao calendário de feriados, acrescenta a FEBRABAN. Quando a informação não está descrita no documento de arrecadação, “a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”. Clientes que se cadastraram no Débito Direto Autorizado (DDA) podem usar esse serviço para pagar boletos nos canais digitais, sem precisar do boleto em mãos ou do código de barras.
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