Notícia

Carnaval: Pouso Alegre cancela ponto facultativo e proíbe festividades

Eventos de carnaval públicos e particulares estão proibidos entre os dias 25/02 e 01/03, devido aos riscos de disseminação do novo coronavírus e suas variantes.

Magson Gomes / 18 fevereiro 2022

Foto: reprodução Madu Macedo

A prefeitura de Pouso Alegre cancelou o ponto facultativo de carnaval 2022, previstos para os dias 28/02, 01 e 02/03. O mesmo projeto também proíbe a realização de festividades de carnaval entre os dias 25/02 a 01/03.

A proposta, enviada à Câmara pelo prefeito Rafael Simões, foi aprovada pelos vereadores durante sessão extraordinária, realizada nesta sexta-feira (18/02).

O motivo do cancelamento do carnaval e proibição de festividades é a ‘alta de casos de Covid19 veiculados pela Secretaria Municipal de Saúde’. Veja os dados atualizados abaixo.

De acordo com o texto da lei “fica proibida a realização de eventos e apresentação de blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular, no período em que seria celebrado o carnaval de 2022 — de 25/02 a 01/03, com o intuito de evitar aglomerações e disseminação do novo coronavírus”.

E conclui: “O descumprimento do disposto no caput deste artigo acarretará o fechamento compulsório do estabelecimento, com recolhimento do respectivo Alvará de Localização e Funcionamento”.

A justificativa do projeto informa que medida é necessária, considerando a alta crescente de casos decorrente da nova variante coronavírus, bem como a importância de que sejam evitadas as aglomerações de pessoas para prevenção do contágio e contenção da propagação daquela infecção viral (Covid-19).

Dados da pandemia

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (18/02), entre os dias 12/02 e 16/02 Pouso Alegre registrou mais 664 novos casos de moradores contaminados com a Covid-19.

Neste período foram confirmadas mais três mortes em decorrência da doença na cidade. Desde o início da pandemia, são 496 pessoas de Pouso Alegre que morreram após contaminação pelo coronavírus.

As internações hospitalares estão em 43% de ocupação de leitos de UTI, com 13 pessoas em tratamento; e a ocupação de leitos clínicos está em 67%, com 27 pacientes internados. Nesses casos, também conta pacientes de cidades vizinhas que ocupam vagas em Pouso Alegre.



Mais Lidas