Notícia

Bombas são ligadas para escoar água de chuva que acumula no São Geraldo

Em janeiro, mais de 200 pessoas foram atingidas pelos efeitos da enchente

Nayara Andery / 01 fevereiro 2022

Bombas de escoamento são ligadas por prefeitura. Imagens PMPA.

O bairro São Geraldo voltou a ter acúmulo de água devido às chuvas intensas desde a última sexta-feira (28/01), em Pouso Alegre. A Prefeitura realiza uma ação preventiva e monitoramento da situação e instalou bomba de sucção na Diquinha e religou a da Dique 2, respectivamente nesta segunda (31/01) e terça-feira (01/02).

A prefeitura informa que o uso das bombas para escoamento é uma ação preventiva, juntamente com o monitoramento da situação. O rio Mandu corta o bairro São Geraldo, que é localizado em área de várzea. Dados do município, apontam que há aumento das águas pluviais no bairro. Com a sucção feita pelas bombas é possível evitar que essa região seja invadida pelas águas.

Bairro teve enchente em janeiro

Em janeiro, mais de 200 pessoas foram atingidas pela enchente no São Geraldo. Com casas invadidas pelas chuvas, moradores foram acolhidos por parentes e 16 famílias foram desalojadas e levadas para um abrigo temporário da prefeitura. Até o final do mês todas voltaram para suas casas.

O trabalho depois continuou com a limpeza das casas, feita pelos moradores e campanhas de doação de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. Já nas ruas afetadas, a prefeitura realizou ação de limpeza. Parte do bairro teve relatos de cheiro forte, dias depois da água baixar.

Pontos de alagamento no bairro São Geraldo, após chuvas frequentes. Imagem Jean Carlos Machado.

Os moradores têm ficado em alerta, com as chuvas frequentes que seguem nos últimos dias. O medo é de enfrentar o problema da enchente novamente. Jean Carlos Machado, mora no bairro e registrou imagens da água das chuvas que acumula perto da casa dele. É possível ver que pontos mais baixos da rua estão com poças que acumulam água. É o caso de um local onde a água cobre até a boca de uma manilha e pontos da rua. Ele cita “a esquina aqui de casa”, ao mostrar que a chuva já alaga a porta do imóvel dele e de vizinhos, mesmo sem invadir totalmente a rua.

Áreas alagadas em 31 de janeiro, no São Geraldo. Imagens Jean Carlos Machado.

Mais Lidas