Pouso Alegre

Com baixa das águas, Prefeitura inicia limpeza de ruas afetadas em Pouso Alegre

Famílias começaram a retornar para residências no bairro São Geraldo, mas 11 ainda estão em um abrigo temporário na cidade

Iago Almeida / 12 janeiro 2022

Funcionários da Prefeitura de Pouso Alegre iniciam limpeza de ruas afetadas pelas enchentes / Foto: Ascom PMPA

Com a baixa das águas no bairro São Geraldo, a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre iniciou na manhã desta quarta-feira (12/01) a limpeza das ruas que foram afetadas pelas enchentes e alagamentos. Equipes estão realizando a varrição e remoção de entulhos, com a ajuda de um caminhão pipa, que também está higienizando as vias.

Pela manhã, a Defesa Civil também realizou o monitoramento dos rios que cortam o município. Segundo o órgão, nas últimas 24 horas, o nível do rio Sapucaí Mirim caiu de 3,70 metros para 3,60 metros e o Mandu de 3,40 metros para 3,20 metros.

O bairro São Geraldo foi o mais afetado pelas chuvas na cidade, por conta da região baixa, e está sendo monitorado 24 horas por dia pela Defesa Civil. No momento, cinco bombas de sucção estão em funcionamento para ajudar na drenagem das águas que invadem o bairro. Na Diquinha são três.

Nesta terça-feira (11/01), cinco famílias voltaram para suas casas no bairro. Entretanto, outras 11 famílias, totalizando 43 pessoas, que também tiveram que deixar suas casas continuam no abrigo temporário e recebendo assistência da Prefeitura Municipal. Não há um prazo para que eles retornem às suas residências. Vale destacar que mais de 200 famílias foram afetadas pelas cheias no bairro São Geraldo neste início de ano.

Equipes estão realizando a varrição e remoção de entulhos nas ruas do bairro São Geraldo / Foto: Ascom PMPA

Assistência às famílias

O secretário de Políticas Sociais de Pouso Alegre, Eyder Lambert, afirmou que o poder público tem atuado de maneira muito firme em relação a ajuda às pessoas atingidas pelas enchentes. “Nós estamos acolhendo as pessoas e prestando toda assistência no que se refere a alimentação, questão médica, tudo isso está sendo bem conduzido”, disse.

Além disso, ele afirmou que quem estiver precisando de ajuda, sejam desalojados ou desabrigados, pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, 861, no bairro São Geraldo, ou diretamente com a Defesa Civil, que está atuante no bairro.

“Nesse momento, no que se refere a alimentação, a esse aparato inicial, o poder público está em condições e tem atendido. Mas, nós sabemos que algumas pessoas, eventualmente, podem e querem fazer doações. Nós estamos recebendo aqui na Secretaria de Políticas Sociais, um ou outro item que possa ser deixado aqui, a gente vai cuidar de fazer essa triagem”, completou ele.

Várias ruas foram afetadas pela enchente no bairro São Geraldo / Foto: Ascom PMPA

Mais Lidas