Pouso Alegre

Turismo: Pouso Alegre está entre as cidades mais mencionadas na internet

Tendo maio como melhor mês e setembro a pior colocação, cidade figura em 17° lugar entre os mais de 500 municípios turísticos mineiros em 2021

Iago Almeida / 18 janeiro 2022
Pouso Alegre - foto aérea da cidade com catedral de frente - Imagem reprodução prefeitura

Imagem reprodução prefeitura

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) liberou um levantamento nesta semana que mostra as principais menções de destinos turísticos mineiros na internet. E o Sul de Minas apareceu com quatro cidades entre as 25 mais procuradas no estado, segundo o levantamento: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lavras e Varginha.

A cada hora passada, entre janeiro e novembro de 2021, em média pelo menos oito menções e postagens em redes sociais foram feitas sobre destinos mineiros. Ao todo, em 11 meses foram feitas 68 mil menções sobre viagens. O levantamento foi realizado por meio do relatório de Monitoramento Online do Turismo, disponibilizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), instância de pesquisa vinculada à Secult.

A pesquisa foi feita pela Sentimonitor, empresa de inteligência artificial, com o desafio de coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turismo e experiências em Minas Gerais com o objetivo de embasar políticas públicas. O objetivo do levantamento é utilizar as menções ao turismo como indicador do engajamento do turista com o destino, podendo contribuir para a análise de desejo pelo destino e seu nível de divulgação nas redes. Os dados são constituídos de menções espontâneas em modo público nas redes sociais: Twitter, Facebook e YouTube.

Pouso Alegre

Pouso Alegre figura ao lado de Poços de Caldas, Lavras e Varginha como destinos mais mencionados na internet, no Sul de Minas; ao todo, 23 cidades foram mencionadas. Lembrando que o estado possui 44 Circuitos Turísticos que abrangem cerca de 513 cidades.

Tendo como melhor mês o de abril (9° lugar) e pior o de setembro (22° lugar), Pouso Alegre foi mencionada por 189 pessoas ficando em ; a pesquisa somou 15.438 menções, sendo que 7.930 foram menções da capital Belo Horizonte, 1.060 de Uberlândia e 769 de Capitólio, as três mais mencionadas. Poços de Caldas aparece em 8° com 407 menções, Lavras em 19° com 158 e Varginha em 20° com 157 menções.

“Analisando os dados coletados desde janeiro/2021 até novembro/2021, é visível um aumento gradual de menções no contexto de viagens à Minas Gerais, o que pode ser por consequência do avanço na vacinação contra à Covid-19 e reabertura da economia, onde algumas medidas de restrição que antes afastavam viajantes agora foram abandonadas, possibilitanto uma retomada no turismo no estado. É possível perceber a diminuição do número de menções de viagens em meses posteriores ao aumento de casos de covid no estado, a exemplo da segunda onde da epidemia no qual houve um aumento significativo de casos em março, que levou a uma queda de viagens em abril”, explica a empresa responsável pela pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Pouso Alegre lança projeto de incentivo ao turismo

Entre os setores mais procurados e mencionados na internet, em Pouso Alegre, estão o de Natureza em 1°, Gastronomia e Esporte em 2° e Religião, Família e Estudo em 3°. As menções aumentaram em relação a 2020, quando a porcentagem foi de 40%, elevando para 60% em 2021.

“É ganhando cada vez mais importância que a cidade vai crescendo, atraindo novos empresários, gerando mais empregos e ampliando a inclusão social”, afirma o Prefeito, Rafael Simões.

Vem para Pouso Alegre

E para quem está pensando em visitar a cidade, o município possui um site com guia completo dos pontos turísticos, destacando atrativos da natureza, a hospitalidade do povo pouso-alegrense, gastronomia, cultura e a diversidade de atrações existentes em Pouso Alegre. Além disso, foi criado também um aplicativo turístico chamado “Caminhos da Mantiqueira”, para guiar os turistas.

O projeto “Vem para Pouso Alegre” foi lançado há cerca de três meses, em outubro de 2021, com o objetivo de investir no turismo como um grande pilar de desenvolvimento econômico e social para o município.

O programa tem parceria com o Sebrae, Associação do Comércio e Indústria, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares, Câmara Municipal e Governo de Minas. Mais informações acesse o site.

Dados coletados

O aumento de 67% menções em relação ao ano de 2020 também pode ser interpretado como um maior interesse e viagens feitas para Minas Gerais. O crescimento também comprova o sucesso das ações do programa Reviva Turismo, lançado em maio do ano passado, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

A capital Belo Horizonte teve um volume de dados significativamente superior às demais cidades. Sem considerar a capital, Uberlândia ocupa o primeiro em quase todos os meses, com exceção do mês de março, o qual a cidade de Poço de Caldas ganha destaque, e abril, a cidade de Capitólio. O destino de Ouro Preto é mais procurado entre os meses de julho a setembro, enquanto Montes Claros é mais procurado no verão (região que abriga uma série de cachoeiras).

Quanto a divisão dos segmentos por municípios, conforme maior quantidade de menções, a temática Natureza é a que mais se apresenta em quase todas as cidades. Com a flexibilização do isolamento social, passeios ao ar livre em paisagens naturais têm sido mais procurados.

O relatório completo pode ser acessado no site do OTMG, na aba sobre o Monitoramento Online do Turismo, na parte de ’Indicadores’. Onde está publicado o relatório e também o painel de monitoramento das menções online.

Mais Lidas