Gente do Mandu

Pouso Alegre lança projeto de incentivo ao turismo

Com atrativos naturais, culturais, religiosos e comerciais, a cidade passa a contar com roteiros turísticos.

Magson Gomes / 22 outubro 2021

Pouso Alegre tem muitos encantos e belezas que, muitas vezes, não são notadas por quem mora aqui, nem mesmo por quem visita a cidade. São atrativos religiosos, culturais, naturais e comerciais.

Com tanta coisa para mostrar, a prefeitura lançou o projeto ‘Vem pra Pouso Alegre’. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (21). Durante o discurso, o prefeito Rafael Simões destacou que esse momento se soma à retomada do turismo pós-pandemia.

“O turismo foi um dos mais prejudicados, mas isso ficou pra trás. Agora á hora da gente pensar pra frente. Pensar em tudo de bom que podemos ter nessa caminhada. Hoje a gente faz o lançamento ‘Vem pra Pouso Alegre’, porque nós sabemos que o turismo é muito importante como gerador de emprego, gerador, inclusive, de qualidade de vida”, afirma Rafael Simões.

O mapeamento dos pontos turísticos de Pouso Alegre teve início no ano passado. O levantamento feito através de uma consultoria encomendada pelo Sebrae e pelo sindicato dos restaurantes e hotéis da cidade. Esse trabalho resultou nos roteiros turísticos.

“Viemos batalhando há muito tempo pelo turismo nosso, em Pouso Alegre. Organizamos várias situações pra chegar onde chegamos na data de hoje, lançando uma marca do turismo de Pouso Alegre. Uma marca do povo de Pouso Alegre. Então em breve, o pessoal está passando por treinamento, nós teremos os roteiros turísticos de fato funcionando no nosso município. Isso nos trará muito desenvolvimento econômico e girará muito a nossa economia. Será um grande sucesso, com certeza”, afirma o diretor de turismo da Acipa e do SINDIPA, Rolando Brandão.

O projeto ‘Vem pra Pouso Alegre’ ganhou uma marca própria e um site, onde estão todas as informações de turismo e cultura da cidade. “Pouso Alegre tem uma riqueza muito grande na questão do turismo religioso. A gente tem vários edifícios históricos. A parte natural daqui é muito interessante, porque nós temos o Cristo e o parque natural. E ali é uma área que está anexa a uma reserva do exercito e outra particular da Serra do Sabia. Então é uma área muito importante com a questão ambiental, e dá pra gente potenciais de trilhas e caminhada, a parte de cicloturismo – que está muito bem desenvolvida também”, conta o gerente de turismo da prefeitura, Ricardo Bustamente.

O evento de lançamento do projeto teve a participação de representantes do governo do estado e prefeituras da região. O deputado estadual, Dr. Paulo Valdir, destaque que o projeto é importante para todo o Sul de Minas.

Pouso Alegre tem atrativos naturais, culturais, religiosos e comerciais. Foto: PMPA

“Hoje é uma noite muito importante para todos nós, não só de Pouso Alegre, mas como todo o Sul de Minas. Pouso Alegre tem várias vocações. Primeiro a cidade foi colocada em ordem, melhorou a qualidade de vida das pessoas, e agora está aberta ao turismo. Pouso Alegre tem turismo religioso, rural e, principalmente, turismo de negócio, que traz empregabilidade e dignidade às família”, afirma o deputado estadual.

Para lançar o projeto ‘Vem pra Pouso Alegre’, a prefeitura de Pouso Alegre fez um vídeo oficial mostrando os atrativos da cidade, que muitas vezes não são notados pela população local e da região.

“Apresentamos um vídeo que me deixou extremamente emocionado, porque mostra coisas que no dia a dia a gente não vê. Eu tenho dito que nós temos que exercitar aquele sentimento de pertencimento ao povo de Pouso alegre. Que é de fato amar a sua cidade e divulgar isso pra que a gente possa trazer visitantes que vão usar nossos hotéis, comércios, e vamos, com certeza, propagar isso pelo Brasil inteiro, porque não dizer pro mundo”, destaca o prefeito.

Mais Lidas