Região

Sul de Minas inicia vacinação de crianças contra a Covid nesta semana

Municípios retiram doses do imunizante até esta terça-feira e preparam campanha voltada a crianças de 5 a 11 anos

Nayara Andery / 18 janeiro 2022

Crianças de 5 a 11 anos devem começar a ser vacinadas contra a Covid a partir desta semana, no Sul de Minas. Em Ouro Fino, um menino autista de 9 anos foi o primeiro a receber o imunizante nesta segunda-feira (17/01). Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS PA) distribui primeira remessa com 4940 imunizantes pediátricos da Pfizer-BioNTech. Prefeituras têm que retirar as doses entre 17 e 18 de janeiro e definir cronograma de vacinação. Prioridades são crianças com comorbidades ou deficiência, índigenas aldeadas e quilombolas.

O Terra do Mandu acompanhou a retirada feita por Andradas, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Jacutinga, Ouro Fino, Sapucaí Mirim e Toledo, nesta segunda-feira (17/01). Profissionais da saúde que conversaram com a reportagem citaram que calendários e postos de vacinação são preparados para esse público. A criança pode ser vacinada se estiver com os pais ou tiver autorização por escrito e estar acompanhada.

Pouso Alegre informou apenas que a vacinação pode começar nesta terça-feira, mas, não há informações sobre pontos de vacinação e calendário. Parte dos 53 municípios da regional de Pouso Alegre ainda vai definir o cronograma de imunização para crianças. Poços de Caldas (790), Pouso Alegre (740), Itajubá (490) e Extrema (200) recebem o maior número de doses. O menor número de doses da remessa é para Consolação e Senador José Bento, com 10 doses cada. Tabela mostra total destinado a cada município:

Tabela com doses de vacina pediátrica contra a Covid entregues a cada município na SRE Pouso Alegre. Dados SES-MG.

Mais Lidas