Região

Pouso Alegre deve começar vacinação infantil contra Covid nesta terça-feira (18/01)

Prefeitura já abriu cadastro para crianças de 9 a 11 anos, porém, ainda não informou qual será o critério para início da imunização infantil.

Nayara Andery / 17 janeiro 2022

Vespasiano foi primeiro município de MG a vacinar crianças contra Covid. Imagem Gil Leonardi/ Imprensa MG

A vacinação de crianças contra a Covid-19 deve começar a partir desta terça-feira (18/01), em Pouso Alegre. O município recebeu 740 doses de imunizantes da Pfizer destinadas ao público infantil, enviadas por Minas Gerais à Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

O local da vacinação das crianças e qual critério para o início da aplicação das doses nesse público ainda serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, podem ser vacinadas as crianças que estiverem cadastradas em www.pousoalegre.mg.gov.br/imunizapa. Cadastramento nesse momento é apenas para quem tem entre 9 e 11 anos. Pouso Alegre já tem cerca de 700 cadastros dessa faixa etária.

O estado recebeu 110 mil doses da primeira remessa de imunizantes da Pfizer-BioNTech para crianças. As prioridades da campanha em MG são crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. Ministério da Saúde anunciou que é preciso apresentar autorização dos pais por escrito no momento da vacinação, exceto se crianças estiverem acompanhadas dos pais.

Em todo o Brasil municípios iniciam ou preparam o começo da vacinação para crianças de 5 a 11 anos. Governo mineiro estima que todos municípios recebam os imunizantes a partir desta segunda-feira. Primeiro lote de vacinas da Pfizer-BioNTech chegou em 13 janeiro com mais de 1,241 milhão de doses, sendo 34,6 mil para crianças indígenas aldeadas. Segundo remessa com aproximadamente 1,2 milhão de imunizantes chegou no domingo (16/01) e é distribuída aos estados.

Minas Gerais é segundo maior estado com crianças entre 5 e 11 anos

Ministério da Saúde calcula que o país tenha mais de 20,4 milhões de crianças entre 5 a 11 anos, segundo dados do IBGE. Minas Gerais é o segundo estado com mais crianças nessa faixa etária, ao todo mais de 1,8 milhão, ou seja, 9,02% de todo o país. O primeiro lugar é de São Paulo, com mais de 4,2 milhões (20,73%).

Mais Lidas