Região

Extrema tem mais de 300 casos de Covid por dia nesta semana

Internações também cresceram, afirma médico coordenador de Covid no município, Enis Donizetti Silva

Nayara Andery / 14 janeiro 2022

Extrema lidera nesta semana o número de casos de Covid confirmados por dia no Sul de Minas, após ser o primeiro município da região com casos de Ômicron em dezembro. Médico coordenador municipal de Covid, Enis Donizetti Silva, conta que são de 1 mil a 1,5 mil pacientes com suspeita da doença por dia e 22% deles, testam positivo para Covid. O número cresceu na semana de 9 de janeiro, chegando a até 330 pacientes positivos ao dia. As internações cresceram, são “cerca de 5% de atendimento de 1 mil, 1,2 mil, 1,5 mil pacientes. Então esse número é um número que já cria uma situação de pressionar o sistema de saúde”.

O número de casos confirmados vai de cerca de 220 a até 330 por dia, há aproximadamente uma semana. Extrema tem população estimada em mais de 36 mil pessoas e mais de um terço delas apresentou sintomas em janeiro. Donizetti salienta que “de 1 a 12 janeiro, cerca de 13 mil procuraram unidades de saúde sentinela com sintomas suspeitos de Covid, sendo que 17 a 31 de dezembro foram 6 mil pessoas”.

Os dados mostram o salto de quase 100% de atendimentos relativos à doença. Para ele, o principal motivo é que a Ômicron “tem enorme capacidade de transmissão e que a gente não tinha vivido isso ainda e com praticamente nenhuma doença”. Ele cita que estudos recentes incluem “um relato na literatura que uma pessoa sintomático-respiratório, ela conseguiu contaminar 263 pessoas”.

Mais unidades de saúde x multiplicação rápida de casos

Trabalhadores de uma mesma empresa tiveram 19 casos confirmados de variante Ômicron em Extrema, em 17 de dezembro. Em menos de uma semana o número subiu para 23 casos entre esses trabalhadores e depois só cresceu. A variante também está presente em outras cidades e o número de casos de Covid que tinha “estabilizado” voltou a crescer.

Para Donizetti, o crescimento ficou evidente em dezembro e para atender essa demanda e separar esses pacientes dos demais a prefeitura criou a Unidade Sentinela I, aberta desde 24 de dezembro. Nos primeiros dias o atendimento era de até 350 pessoas e em poucos dias cresceu para o limite total de 700, informa o coordenador. “E a gente precisava de um novo, um segundo lugar para atender” e o atendimento de uma unidade básica de saúde foi transferido para o local abrigar a Unidade Sentinela II.

Pacientes com Covid em Extrema têm que seguir as normas de isolamento entre sete a dez dias, em geral. A prefeitura distribui à população, máscaras de proteção recomendadas por instituições de saúde. Donizetti alerta vacina previne casos graves e mortes. Ele pede que pessoas mantenham uso de máscara, distanciamento, evitem aglomerações, lavem as mãos e usem álcool 70%, além de ao ter ter sintomas procurem unidades sentinela, que funcionam até 19h ou o Pronto Socorro, durante à noite.

*Após fechamento desta reportagem, Pouso Alegre apresentou boletim relativo a 12 de janeiro, com 902 casos de Covid confirmados desde 10 de janeiro, média de 300 casos diários. Extrema tem tido em média, mais de 300 confirmações de Covid por dia, nesta semana. Internações aumentaram de 25 a 30% no Pronto Socorro, para 50 a 60% de ocupação.

Mais Lidas