Pouso Alegre

Covid-19: Pouso Alegre registra mais de mil casos em apenas 10 dias

Taxa de internação permanece em baixa, com oito pessoas hospitalizadas. Percentual de vacinados está acima da média nacional e estadual

Terra do Mandu / 10 janeiro 2022
UPA Pouso Alegre pessoas esperam atendimento. Foto: Terra do Mandu

UPA Pouso Alegre pessoas esperam atendimento. Foto: Terra do Mandu

Pouso Alegre registrou mais de mil casos positivos para Covid-19 nos últimos 10 dias. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (10/01) pela prefeitura, com dados até ontem (09/01. Foram exatos 1.164 moradores contaminados em relação ao boletim anterior, divulgado em 30 de dezembro.

O alto índice de contágio se deu logo após as festas de fim de ano, quando a UPA chegou a registrar mais de 500 atendimentos em um único dia de pessoas em busca de teste para a Covid. O prefeito Rafael Simões (DEM), em entrevista ao Mandu News, afirmou que a maioria das pessoas que estavam na unidade de saúde tinha ido passar o réveillon no litoral paulista e retornou com os sintomas gripais.

“Esse alto número de confirmados nos abre um alerta, que não devemos deixar de tomar os cuidados necessários. Mesmo vacinados, as pessoas ainda têm que se preocupar em usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social”, alerta a Secretária de Saúde Silvia Regina.

Taxa de internação em baixa

Mesmo diante do número de confirmados, as internações seguem em baixa. Atualmente, Pouso Alegre tem oito pacientes internados, sendo dois em UTI e outros seis em leitos clínicos.

Mais uma morte

O boletim desta semana confirma mais uma morte em decorrência da Covid-19 em Pouso Alegre. De acordo com a secretaria de Saúde, a vítima já estava ‘internada há vários dias’. O total de vidas perdidas para o coronavírus chegou a 474 moradores de Pouso Alegre.

Desde o início da pandemia, o total de pouso-alegrenses contaminados é de 26.311. O número de recuperados da doença chegou a 24.652, que representa 93,6% dos casos confirmados.

Vacinômetro

Segundo os dados da prefeitura, o percentual da vacinação contra a Covid-19 em Pouso Alegre está acima da Nacional e Estadual, ultrapassando os números da população estipulada pelo Governo Federal da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em mais de 100%.

Até o momento, 129.416 pessoas foram vacinadas com a 1ª dose, atingido a marca de 103,1%, enquanto a nacional está em 75,78% e estadual em 77,68% de pessoas imunizadas com a 1ª dose.

Já na vacinação para a 2ª dose, o município imunizou 95,5% da população acima de 12 anos, o que representa 119.527 pessoas imunizadas com as duas doses, sendo que no Brasil, o percentual está 67,66% e no estado está em 72,47%. (fonte: Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde)

 

A Secretária de Saúde reforça sobre a importância da população tomar a vacina contra à Covid-19: “mesmo tendo confirmados mais de mil casos em Pouso Alegre, podemos ver que a taxa de ocupação de leitos clínicos e UTI estão baixos, isso mostra que a vacinação é o caminho. Então, eu peço encarecidamente para que as pessoas não deixem de ir até uma de nossas unidades para tomar a vacina. Só assim estaremos protegidos. ”

A dose de reforço também está disponível nos postos de saúde e até o momento, 30.314 pessoas já tomaram a 3ª dose.

Onde se vacinar

Em Pouso Alegre as vacinas estão sendo aplicadas nos seguintes locais: UBS Cidade Jardim, UBS São Cristóvão e UBS São João, das 13h às 19h, no Puericultura, das 08h às 19h, na Casa da Cultura, das 08h às 17h e na UBS do Pão de Açúcar, das 13h às 17h.

As doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis no Puericultura: 08h às 19h (as doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis somente neste local).

Mais Lidas