Notícia

Ômicron: Pouso Alegre confirma mais 20 casos da nova variante da Covid

UPA tem lotação de pessoas com sintomas gripais em busca de exames. Em entrevista ao Mandu News o prefeito Rafael Simões comentou o momento.

Magson Gomes / 04 janeiro 2022

A prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais 20 novos casos de moradores da cidade contaminados pela variante Ômicron do novo coronavírus. Outros dois casos já haviam sido confirmados na semana passada. A secretaria municipal de Saúde informou que os casos estão em acompanhamento.

Em entrevista ao Mandu News desta terça-feira (04/01) o prefeito Rafael Simões (DEM) comentou sobre o aumento da procura pelo atendimento na UPA. Apenas na segunda-feira (03/01) foram 470 pessoas atendidas na unidade de saúde.  VEJA NA ENTREVISTA ABAIXO!

No período mais crítico da pandemia no ano passado, a média de atendimento de pessoas com sintomas gripais em busca de exame era em torno de 300. O prefeito comentou que, neste caso de agora, a maioria das pessoas que estavam pedindo testes para Covid tinha acabado de chegar do litoral, onde passaram as festas de fim de ano.

“No domingo não tinha nada. Quando a turma retornou do feriado, todo mundo passou pela UPA, buscando se precaver. Essas pessoas deveriam ter se precavido antes, não ter ido passear, se colocar em risco”, disse Simões.

O número alto de procura por exames na UPA continuou nesta terça. As pessoas tinham que aguardar mais de três horas para conseguir sair com o exame.

Mesmo com aumento de casos, internações por Covid continuam em baixa

Na entrevista ao Mandu News, o prefeito Rafael Simões também comentou que, apesar dos novos casos de contaminações pela Ômicron, as internações de pacientes continuam em baixa.

Segundo o prefeito, no último dado que recebeu, havia seis pacientes internados com a Covid-19 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, sendo alguns casos mais antigos, incluindo pessoas que não estavam vacinadas.

“A Ômicron, embora muito contagiosa, não é letal. A vacina é o que tem de melhor nesse momento. A gente vê especialistas dizendo, quando maior o número de vacinados, menor vai ser o risco de usar o hospital”, explica.

Cuidados e vacinação

A secretaria de Saúde pede para que todas as pessoas continuem tomando os cuidados devidos; como usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Com esse aumento de contaminações pela variante Ômicron, é importante que todas pessoas estejam vacinadas com todas as doses propostas.

Os locais de vacinação em Pouso Alegre são os postos de saúde dos bairros Cidade Jardim, São Cristóvão e São João: 13h às 19h; o do bairro Pão de Açúcar: 13h às 17h a Casa da Cultura: 08h às 17h e o Posto Puericultura: 08h às 19h (as doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis somente neste local).

Mais Lidas