Pouso Alegre

Pouso Alegre abre cadastro de crianças de 09 a 11 anos para vacinação contra a Covid-19

Vacinação será com o imunizante da Pfizer, autorizado pela Anvisa, com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose

Iago Almeida / 06 janeiro 2022

Arte: Prefeitura de Pouso Alegre

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre abriu o cadastro de crianças de 09 a 11 anos para vacinação contra a Covid-19. A partir desta sexta-feira (07/01), crianças desta faixa etária devem realizar o cadastro no site e, segundo o Executivo, aguardar a confirmação enviada por e-mail.

Entretanto ainda não há uma data concreta para início da vacinação das crianças. “A vacinação deste público seguirá conforme a disponibilidade de vacinas no município”, informou a Prefeitura.

Doses chegando em MG

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, o Governo de Minas já está preparado para receber e fazer a distribuição das vacinas contra a covid-19 para o público infantil. A previsão é a de receber 370 mil doses ainda neste mês. A chegada das primeiras remessas está prevista para os dias 13, 20 e 27/1.

De acordo com o secretário, o universo de crianças de 5 a 11 anos em Minas é da ordem de 1,8 milhão. A expectativa é a de que todas elas recebam a primeira dose do imunizante até o final de março.

“Espero que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar contra a covid. Não há nenhuma dúvida em relação à segurança da vacina e não haverá nenhum tipo de documento obrigatório, como prescrição médica”, alertou Baccheretti.

Autorização do Ministério da Saúde

A inclusão das crianças para vacinação em Pouso Alegre se deu no mesmo dia em que o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do público alvo no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A imunização da faixa etária de 5 a 11 anos não será obrigatória, segundo o ministério. A previsão da Pasta é que esse público, estimado em cerca de 20 milhões de crianças, comece a ser imunizado a partir deste mês de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro titular da Pasta, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (5), em Brasília.

“O público das nossas crianças, que são o futuro do nosso país, merece uma ênfase especial. Nossa decisão está em absoluta sintonia com outros países que também têm um Sistema Universal de Saúde”, destacou Queiroga, ao explicar que orientação está respaldada em estudos clínicos realizados por agências respeitadas como o FDA (agência reguladora de medicamentos americana), Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Quero me dirigir aos pais e mães dos brasileiros para dizer que o Ministério da Saúde fornecerá doses para todos aqueles que quiserem vacinar seus filhos”, afirmou o ministro. “A Pasta também cuidará para que as normas que foram sugeridas e que foram recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em relação a aplicação da vacina sejam seguidas na ponta”, completou.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, detalhou que a vacinação de crianças será realizada por faixa etária com prioridade para os pequenos que possuem comorbidades ou deficiências permanentes. “Os pais ou responsáveis têm que estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento assinado por eles, isso está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explicou.

A orientação da Pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização. A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Foto: Terra do Mandu

Vacinação para adolescentes e adultos

A vacinação contra a covid-19 para pessoas acima dos 12 anos continua acontecendo em seis pontos de Pouso Alegre: Cidade Jardim, São Cristóvão e São João das 13h às 19h; Pão de Açúcar das 13h às 17h; Casa da Cultura das 08h às 17h e Puericultura das 08h às 19h.

Lembrando que as doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis somente no posto da Puericultura, segundo informou a Prefeitura.

Mais Lidas