Revitalização do Cristo de Pouso Alegre será entregue na próxima semana
Estátua apresentava trincas e tinha perdido partes de concreto . O serviço de restauração foi feito por empresa contratada pela Cimed.
Magson Gomes / 16 dezembro 2021Estátua apresentava trincas e tinha perdido partes de concreto . O serviço de restauração foi feito por empresa contratada pela Cimed.
Magson Gomes / 16 dezembro 2021Cristo passou por um completo serviço de restauração. Foto: reprodução Cimed
O monumento do Cristo Redentor de Pouso Alegre está praticamente novo. A estátua de 33 metros de altura acaba de passar por um processo de revitalização. Apenas retoques estão sendo feitos para na base para a entrega do serviço de restauração do Cristo, iniciado no mês de outubro passado. A reportagem do Terra do Mandu apurou que o evento de entrega da revitalização será na próxima quinta-feira (23/12).
A revitalização do Cristo de Pouso Alegre está sendo feita por uma empresa contratada pela farmacêutica Cimed. Em agosto desse ano, durante um sobrevoo da estátua, o presidente da Cimed, João Adibe, pode perceber o estado de conservação do monumento e decidiu intervir. Ele pediu autorização à prefeitura para ‘dar esse presente para Pouso Alegre’.
Após autorização, em um anúncio feito pelo prefeito Rafael Simões (DEM) e João Adibe, as obras começaram ainda em outubro. A estátua passou por um trabalho de recuperação. Pedaços de concreto que tinham se soltado foram refeitos, as trincas foram restauradas, sendo feito um serviço de ‘grampear’ as partes que poderiam se desprender. E toda a imagem foi pintada com uma tinta especial, emborrachada, que garante, pelo menos, dez anos de conservação.
Serviço na estátua já foi finalizado. Apenas a base que ainda recebe retoques. Foto: reprodução Cimed
Estátua deteriorada
O Cristo Redentor de Pouso Alegre completa 21 anos neste mês de dezembro. A estátua apresentava grandes rachaduras em várias partes. Pedaços do concreto se desprenderam e foram ao chão. O dedo indicador de uma das mãos e a cabeça eram partes mais danificadas. Com trincas em diversos pontos, a umidade e o ferrugem estavam corroendo o monumento.
O topo da cabeça e um dedo da estátua perderam partes do concreto. Foto: Lincoyán Fernando Reyes Olate
Em 2020, um grupo de amigos realizou um trabalho de pintura da base do Cristo e a limpeza do entorno. Porém, o local segue em situação de abandono, assim como sempre foi desde sua inauguração, em dezembro de 2000.
A proposta original, de criar uma estrutura no local para atrair as pessoas, com lanchonete, banheiros, entre outros atrativos, nunca saiu do papel.
Lugar para contemplar a natureza
Com sete quilômetros de trilha sinuosa, a partir do bairro São João, o caminho até o monumento é usado para lazer e práticas esportivas. A imagem do Cristo é cercada por muito verde, com remanescente de Mata Atlântica que segue até o Parque Municipal, fazendo divisa com a área que pertence ao Exército. A vista lá de cima impressiona.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu