Bloqueada: ponte de Cachoeira de Minas é interditada para veículos pesados
Acesso é usado com frequência como rota alternativa à MG 173 entre o município e Conceição dos Ouros
Nayara Andery / 08 dezembro 2021Acesso é usado com frequência como rota alternativa à MG 173 entre o município e Conceição dos Ouros
Nayara Andery / 08 dezembro 2021A prefeitura de Cachoeira de Minas interditou por tempo indeterminado o acesso de veículos pesados na ponte Melo Viana, no bairro Beira Rio. O local que era é usado pela população local agora tem tráfego intenso nos últimos meses. Motoristas de outros locais e cidadeds usam esse acesso alternativo após fechamento da ponte na MG 173, que é entrada e saída para Ouros.
Em nota, a Prefeitura de Conceição dos Ouros respondeu que devido à interdição da ponte do município para obras, é preciso usar desvio oficial da MG 173 para as rodovias MG 295 e BR 459, por Piranguinho. O DER, responsável pela rodovia estadual, informa que a obra é de responsabilidade da prefeitura de Ouros e que o desvio oficial tem aprovação do DER.
A prefeitura reitera que motoristas devem seguir por Piranguinho para acessar o município e que o bloqueio do trânsito de veículos na ponte de Ouros é imprescindível para a obra de duplicação desse acesso.
Trânsito intenso em via rural gerou interdição
Motoristas usam continuamente o acesso alternativo por estrada rural, que está em cerca de 80% na área de Cachoeira de Minas, aponta o prefeito Dirceu de Faria. A prefeitura informa que bloqueou o tráfego de veículos pesados, após, fazer vários pedidos nos últimos dois meses para motoristas evitarem esse desvio e que o tráfego da MG 173 tem sido deslocado para o trecho.
O prefeito assinou o decreto nº 4.200/2021 e manilhas foram colocadas em frente à ponte do Beira Rio. Ela foi construída em 1927, e é usada para o trânsito de cerca de 1 mil pessoas do bairro Beira Rio e distrito do Itaim. Com o tráfego intenso recente apresentou trincas. Segundo Marcos Vinícius, procurador municipal, “será contratado um laudo de engenharia especializada para aferir a capacidade de carga da ponte, bem como, para indicar qual a melhor solução para a ponte”.
Desvio não seria por Cachoeira e com tráfego pesado no local há problemas de segurança viária, aponta prefeito de Cachoeira de Minas, Dirceu. Ele acrescenta que mais de de 80% da estrada rural é no trecho de cachoeira e que recentemente dois acidentes aconteceram na via e houve até capotamento, já que pessoas passam a cerca de 80km/h.
Transtorno para moradores da região
A assistente social Alessandra Moreira mora em Cachoeira de Minas e questiona a falta de informação da prefeitura de Conceição dos Ouros desde o fechamento da ponte na MG 173. A população utiliza o acesso pela estrada rural devido ao desvio oficial ampliar o trajeto. Para Alessandra, a obra só tem trazido transtorno para moradores das duas cidades e por quem precisa passar pela região pela MG 173.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu