DESTAQUE

Após lançar ‘Brasil Tumbeiro’, Aranha participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Ex-goleiro apresenta sua primeira obra no maior evento literário do Brasil, que acontece entre os dias 03 e 12 de dezembro.

Gabriella Starneck / 03 dezembro 2021

Após lançar ‘Brasil Tumbeiro’, Aranha participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Foto: Terra do Mandu

Desde que encerrou a carreira de futebol, o ex-goleiro aranha, Mario Lúcio Duarte Costa, vem atuando no combate ao racismo, seja por meio de palestras ou lives nas redes sociais. Recentemente, ele também lançou o livro ‘Brasil Tumbeiro’, que visa desmistificar a história dos negros retratada na maioria dos livros.

“É um livro que vem resgatando a história do Brasil, principalmente no período da escravidão, mas contando essa história de uma maneira mais justa, porque nos livros que existiam no período que eu estudava, principalmente, a história que era ensinada é , no mínimo, fantasiosa. Pra não dizer mentirosa. Então era uma história que deixava o professor constrangido, o aluno negro dentro da sala de aula constrangido. E às vezes, sem intenção, passava essa sensação de que o aluno branco era superior ao aluno negro, porque a história dizia isso. E aí eu venho resgatando grandes personagens, que fizeram grandes trabalhos na história do Brasil. E venho contando essa história de maneira mais real e justa”, conta o autor de ‘Brasil Tumbeiro’.

E o trabalho que o ex-futebolista vem desenvolvendo na luta contra o racismo tem sido reconhecido Brasil afora. Inclusive Aranha foi convidado a participar da Bienal do Livro, o maior evento literário do Brasil, que acontece, entre os dia 03 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro.

“Além de uma grande oportunidade de expor o meu trabalho, também é um reconhecimento fazer parte de um evento tão grande como esse. Eu fiquei muito feliz, muito satisfeito. Desde que o livro foi lançado, ele tem alcançado bons espaços, grandes oportunidades, e isso é um motivo de muito orgulho para mim”, relata o Aranha.

O ex-goleiro, agora escritor, já tem outros projetos literários em andamento. Durante a entrevista ao Terra do Mandu, ele deu spoiler que já escreveu mais dois livros. Porém, a data de lançamento não foi divulgada. “Na verdade eu já escrevi mais dois [livros], só que a gente ainda está trabalhando esse livro, e ainda vamos elaborar bem o outro para poder lançar”, afirma o ex-goleiro.

Enquanto não faz um novo lançamento, Aranha segue realizando palestras e lives sobre a representatividade negra no Brasil. Por causa da pandemia, a maioria dos eventos tem sido online, mas ele já está pensando em como esse trabalho será realizado no próximo ano.

“Devido a pandemia, a maior parte dos eventos passaram a ser online. Mas agora as coisa estão caminhando pra uma normalidade, e aí estão voltando os eventos presenciais. Então agora é esperar esse próximo ano, como as coisas vão acontecer, pra gente poder encaminhar a melhor maneira de trabalhar”, finaliza o autor.

Mais Lidas