Educação

Escola SESI abre vagas de ensino fundamental e médio para 2022

Robótica, mecatrônica, xadrez e atividades físicas estão entre as disciplinas preferidas de estudantes na Escola SESI Pouso Alegre

Nayara Andery / 26 novembro 2021

Com o final do ano letivo as famílias buscam o melhor ensino para seus filhos, para o próximo ano. Escolas que vão além da educação regular saem na frente na preferência. É o caso da Escola SESI (Serviço Social da Indústria) de Pouso Alegre. Com mais de 340 alunos do SESI e mais de 800 no ensino técnico no SENAI, o foco é levar novas opções de aprendizado e preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Letícia do Couto estuda desde 2019 na Escola Sesi. Ao chegar ao último ano do ensino médio,   ela conta que a educação diferenciada da instituição a deixa preparada para os desafios da vida adulta. ”Que aqui é uma escola diferente de todos os outros lugares”. Ela destaca que o local tem ensino médio juntamente com o técnico, “por isso que tem isso de ah, você já sai é empregado. Porque a gente já termina o ensino médio com uma formação. Eu no caso fiz o curso de mecatrônica”.

Com 11 anos de idade, Yasmin Siebra ingressou na turma do sexto ano do ensino fundamental do Sesi, em 2021 e já considera essa a sua escola preferida. O que ela destaca de diferencial da escola “é que nós fazemos atividades muito tecnológicas, mas, também fazemos atividades que impedem o sedentarismo”.

Além de robótica, ela tem aulas de esportes, até xadrez “que eu aprendi a jogar aqui na escola mesmo e tô achando interessante”. As atividades são dentro do próprio horário das aulas. “Não fica esse ambiente cansativo, a gente tem sempre aulas diversificadas”, além de monitorias para quem quer intensificar o estudo regular.

Mais 170 vagas para 2022

Para abrir essa mesma opção para crianças e jovens de Pouso Alegre e região, a Escola Sesi oferece vagas para 2022. De acordo com a supervisora pedagógica Cleide Maria de Souza são 85 vagas abertas para o ensino fundamental II e 85 para o ensino médio. As inscrições já começaram na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, 322, São Geraldo. O telefone e WhatsApp para contato é (35) 3423-7330.

Segundo Cleide, a Escola Sesi Senai é parceira da Microsoft”. Ela descreve que os diferenciais incluem educação física até com atividades aquáticas, xadrez, bem como ferramentas da Microsoft, Minecraft Education e “robótica envolvendo todas as disciplinas trazendo a teoria para a prática”. A tecnologia fica ao alcance dos estudantes, pois eles recebem tablet para fazer atividades e ainda podem usar óculos 3D da escola.

Todo estudante pode ingressar na Escola Sesi, pois não há exigência da família ter vínculo com a indústria. Preparar o aluno para o futuro e mercado de trabalho é o principal objetivo da instituição. “Todo trabalho realizado com eles no ensino médio é com foco no futuro, qual curso eles vão cursar na universidade ou se vão seguir na área técnica”, conta Cleide.

Novo Ensino Médio será aplicado a partir do próximo ano

Com o novo ensino médio determinado pelo Ministério da Educação para início em 2022, estudantes podem optar por uma área de interesse. Cleide afirma que a Escola Sesi já está preparada. “O aluno tem como escolher o itinerário Ômega que ele vai oferecer o curso técnico em mecatrônica. Esse itinerário ele tem as disciplinas básicas mais o curso técnico. E o itinerário Alfa, ele vai ser mais focado em ciências da natureza, humanas e linguagens.”

Mais Lidas