0

Ciclista pouso-alegrense é vice-campeão da L’Étape Rio by Tour de France no Rio de Janeiro

Entre os mais de 2 mil ciclistas amadores, Leandro Ribeiro Moretti ficou em segundo lugar no circuito de 46 quilômetros.

Gabriella Starneck
23/11/2021

O ciclista pouso-alegrense Leandro Ribeiro Moretti foi vice-campeão da L’Étape Rio by Tour de France, realizada no Rio de Janeiro no último domingo (21). Entre os mais de dois mil ciclistas amadores, o atleta ficou em segundo lugar no percurso de 46 quilômetros. Luiz Flavio Monteiro Rosa, também de Pouso Alegre, ficou com a terceira colocação.

A largada foi às 5h na frente da Marina da Glória, e passou por importantes pontos da Cidade Maravilhosa, como o aterro do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Segundo Leandro Moretti, as partes mais desafiadoras do percurso foram os Alpes Cariocas com a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador – cartões postais da cidade.

“Uma subida muito dura, e que o ritmo da corrida deixou ela ainda mais difícil. Alguns atletas caiam na subida pois havia muito lodo, o que deixava o asfalto escorregadio. A organização do L’Étape achou melhor deixar a descida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador neutralizada – quando o tempo da descida é descartado – para que os atletas pudessem descer com calma e segurança, pois, realmente, era muito perigosa”, afirma o ciclista.

Leandro Moretti, 32 anos, começou a pedalar como um hobby. Ele conta que andava de bike aos finais de semana para passear com os amigos, “mas foi pegando gosto e querendo melhorar cada vez mais”. O ciclista treina a cerca de um ano e, mesmo sendo amador, conseguiu ficar no pódio do Tour de France realizado no Rio. O Tour de France  é considerado o maior campeonato de ciclismo do mundo.

L’Étape Rio by Tour de France

Ícones do ciclismo nacional participaram da competição, como Murilo Fischer. Porém, quem foi campeão do circuito de 46 quilômetros foi Luca Ascenço, representante da Santi Treinos de Goiás, seguido de Leandro Ribeiro Moretti e Luiz Flavio Monteiro Rosa. O único atleta profissional foi o que ficou em primeiro lugar.

Ciclista pouso-alegrense é vice-campeão do L’Étape Rio. Foto: Fernanda Balster / Reprodução Leandro Moretti
Ciclista pouso-alegrense é vice-campeão do L’Étape Rio. Foto: Fernanda Balster / Reprodução Leandro Moretti

Já no percurso maior, de 102 quilômetros, o argentino Francisco Chamorro, ex-atleta profissional, foi o campeão. Ele ficou à frente de José Eriberto Filho, em segundo, e Alessandro Guimarães, em terceiro.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.