Notícia

‘Zero gota’: estoque de sangue em Hemocentro de Pouso Alegre está crítico

Hemocentro alerta que tipo O+ e O- estão quase zerados e em MG há risco de desabastecimento

Nayara Andery / 17 novembro 2021

Imagine um paciente precisar de sangue para uma cirurgia, tratamento ou após um acidente e ter a suspensão do atendimento pela falta desse material. Esse é o risco gerado pela falta de doações. O Hemocentro Regional de Pouso Alegre está em situação de alerta. Solange Assis, coordenadora de captação enfatiza que “está praticamente zero gota o estoque dos tipos O negativo e positivo”.

A situação gerou até um aviso do Hospital das Clínicas Samuel Libânio para a população. A instituição informou, em nome do Hemocentro, que nos últimos dias foi alto o número de cirurgias e que há urgência de sangue tipo O-.

HORÁRIO EXTRA PARA DOAÇÕES

Um horário excepcional de doação em Pouso Alegre foi criado e divulgado pela Fundação Hemominas. Nesta sexta-feira (19) podem ser agendados atendimentos entre 13h30 e 16h30. a A medida visa estimular o comparecimento de mais doadores na unidade, especialmente os dos tipos O+ e O-.

Outro ponto é que esse estoque está em baixa em todo o estado. A Rede Hemominas manifesta preocupação quanto ao risco de desabastecimento de sangue em Minas Gerais para os tipos O. Para doar em unidades de qualquer município basta agendar em hemominas.mg.gov.br ou MG APP.

COMO DOAR

Doar sangue é fácil, basta ter mais de 50kg, mais de 18 anos e menos de 60 anos de idade se for a primeira doação. Pacientes que usam medicação contínua ou quem passou recentemente por cirurgia, tratamento para Covid ou fez tatuagem ou piercing pode consultar as condições para doação em (35) 3449-9900.

Agendamentos são feitos em hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MGapp, do Governo de Minas Gerais. As doações em Pouso Alegre são agendadas para horário entre 7h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira.

Se o doador precisar, pode solicitar atestado médico no próprio Hemocentro. O abono do dia de trabalho vale uma vez a cada 12 meses, em caso de doação voluntária.

Mais Lidas