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Tem turismo em Pouso Alegre?

A jornalista e produtora cultural Mariana Sayad responde a esta questão nesse artigo que aborda o projeto recém-lançando #vemprapousoalegre.

Mariana Sayad / 07 novembro 2021
Tem turismo em Pouso Alegre? Imagem: reprodução prefeitura

Tem turismo em Pouso Alegre? Imagem: reprodução prefeitura

Começar um texto com um ponto de interrogação é quase tão estranho quanto se pensar em turismo em Pouso Alegre. Mas para tristeza dos céticos, tanto o ponto de interrogação nos títulos quanto o turismo em Pouso Alegre são uma realidade que mostram o quanto as coisas mudaram de um tempo para cá.

O projeto #vemprapousoalegre não nasceu do dia para noite, mas sim vem sendo estruturado há um bom tempo e com a participação de pessoas da área de turismo, gastronomia, instituições de diversas áreas, poder público e sociedade civil. Para termos mais atrações turísticas e mais turistas é preciso começar de algum lugar, então, foi iniciado.

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Economia criativa

Quando falamos em turismo, vêm a cabeça uma série de possibilidades, mas você já parou para pensar como que as cidades se tornam turísticas? Quando já o são, fica fácil ver as belezas, o diferencial, a experiência. Mas como ela se torna uma cidade turística? Uma dica, economia criativa é uma boa aliada nesta formatação.

A economia criativa, segundo a Ana Carla Fonseca Reis (Cainha), dá valor a originalidade, ao intangível que é muito calcado nos conhecimentos de um local, o saber fazer algo, os processo de produção manual, as histórias de locais, cidades e pessoas. Por este motivo é que a economia criativa é a principal aliada do turismo, principalmente, o relacionado ao turismo de experiência.

Tem turismo em Pouso Alegre? Imagem: reprodução prefeitura

Alambiques, lavouras de morango são alguns dos espaços onde o turismo de expediência acontece. Imagem: reprodução prefeitura

A grande maioria dos projetos de turismo espalhados pelo mundo tem a economia criativa como principal ferramenta, pois é com ela que se evidencia os diferenciais dos locais, onde se encontra os “diamantes” de cidades ou bairros. Esses diamantes são um nome “afetivo” para aquilo que é único, inimitável de algo ou alguém. Com certeza, um dos fatores para se escolher um destino turístico são as experiências únicas que um local pode proporcionar.

#vemprapousoalegre

Voltando ao turismo de Pouso Alegre, a cidade trouxe em seu projeto duas coisas que Minas Gerais é muito conhecida, as igrejas e a gastronomia. Algo que fortalece bastante trazer mais turistas para cá, pois já associam o estado a estas duas experiências. Lembrando para quem já sabe, que a cidade de Belo Horizonte é reconhecida pela UNESCO como cidade criativa da área gastronômica. Sendo a capital, claro que o título ressoa em todo o estado.

Na verdade, Pouso Alegre já tem uma circulação de turistas a negócios todos os dias e muito intenso, inclusive, já tem um comércio que atrai pessoas de toda a região. Então, agora esses turistas terão a chance de trazer suas famílias para apreciarem outras tantas atrações da cidade.


Mariana Sayad é jornalista, produtora cultural. Ela sócia da Luneta, ao lado de Júlia Lopes. A empresa é especialista em economia criativa e consultoria criativa de negócios.

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