DESTAQUE

Documentário sobre bandas de coreto do Sul de Minas será exibido nesta sexta

‘Batutas do Coreto’ fala do amor à música. Exibição será online. Veja link para assistir.

Terra do Mandu / 15 outubro 2021

O documentário Batutas do Coreto é uma história de amor à música! O filme com o argumento do cantor e compositor Zé Helder, que traz à tona as bandas de coreto do Sul de Minas.

O músico iniciou seus estudos de na banda de Cachoeira de Minas, a Sociedade Musical Eduardo Tenório, fundada em 1924. Assim como ele, muitas crianças iniciaram seus estudos nas bandas de coreto de pequenas cidades de Minas Gerais, tornando-se um local de interação social e difusão musical destes locais.

Toda a ideia do filme iniciou destas histórias e a relação das bandas com o cotidiano e com os eventos oficiais das cidades. Outro importante enfoque foi sobre a sobre a metodologia de ensino dos mestres das bandas, algo marcante e único das bandas de coreto, sendo durante anos um importante local (em muitos casos o único) para o ensino musical de crianças e jovens. Esse era um tema de estudo do acadêmico José Maria Neves, da Academia Brasileira de Música, que dá seu nome a um instituto em sua São João Del Rey natal.

O curta metragem foi dirigido por Sylvio Rocha e Mariana Sayad e foram abordadas quatro bandas de música do Sul de Minas, a de Cachoeira de Minas, Santa Rita do Sapucaí, Pedralva e Cristina, valorizando os mestres e a nova geração de músicos que mantém e inovam a música de coreto. Foram diversas entrevistas com os maestros de bandas e músicos contando sua história com a música e a banda.

O curta será lançamento em outubro de 2021, inicialmente com exibições gratuitas com público reduzido para garantir a segurança contra do COVID-19, depois será postado no YouTube para exibição gratuita. O documentário conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura/Governo de Minas Gerais.

Exibição online
15/10 -21h
Zoom (única exibição)
Gratuito
Inscrição: https://forms.gle/1QkZTvEMHtnerHYo6

 

Mais Lidas