Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Oficial: Cristo de Pouso Alegre será revitalizado pela Cimed

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, e o presidente da Cimed, João Adibe, assinaram a autorização para que a farmacêutica faça a restauração do monumento do Cristo Redentor da cidade. Em vídeo divulgado neste sábado (09), o prefeito e o presidente da empresa estiveram no Cristo para formalizar a parceria. Em agosto, Adibe já havia realizado um sobrevoo no local, onde informou a intenção de revitalizar o ponto turístico.

“A cidade de Pouso Alegre é muito especial para a Cimed. Ela acolhe parte da estrutura de nossa empresa, nossa fábrica, nossa gráfica, o Instituto Cláudia Marques; e os seus moradores são fundamentais em nossa caminhada. Por isso, tenho muito prazer em me envolver em projetos significativos para quem vive lá. Estou muito emocionado em anunciar que o Monumento do Cristo Redentor de Pouso Alegre, criado pelo artista Genésio Moura, e um dos marcos turísticos da cidade, será revitalizado! Um bem cultural de tamanha importância precisa ser preservado. Não vejo a hora de ver o Cristo recuperado e lindo”, escreveu João Adibe em sua rede social.

Rafael Simões disse que é um orgulho ter a Cimed na cidade, empresa que é parceira e exemplo a ser seguido por demais empresários. “Essa união que dá a força que que a gente continue essa máquina, que é nossa cidade”, afirmou.

O projeto de restauração ainda não foi divulgado. A reportagem apurou que além da correção dos danos sofridos na estátua, a revitalização incluirá obras no entorno do monumento.

Estátua deteriorada

O Cristo Redentor de Pouso Alegre completa 21 anos em dezembro. A estátua apresenta grandes rachaduras em várias partes. Pedaços do concreto se desprenderam e foram ao chão. O dedo indicador de uma das mãos e a cabeça são as partes mais danificadas. Com trincas em diversos pontos, a umidade e o ferrugem vão corroendo o monumento.

O topo da cabeça e um dedo da estátua perderam partes do concreto. Foto: Lincoyán Fernando Reyes Olate

Em 2020, um grupo de amigos realizou um trabalho de pintura da base do Cristo e a limpeza do entorno. Porém, o local segue em situação de abandono, assim como sempre foi desde sua inauguração, em dezembro de 2000.

A proposta original, de criar uma estrutura no local para atrair as pessoas, com lanchonete, banheiros, entre outros atrativos, nunca saiu do papel.

Lugar para contemplar a natureza

Com sete quilômetros de trilha sinuosa, a partir do bairro São João, o caminho até o monumento é usado para lazer e práticas esportivas. A imagem do Cristo é cercada por muito verde, com remanescente de Mata Atlântica que segue até o Parque Municipal, fazendo divisa com a área que pertence ao Exército. A vista lá de cima impressiona.