Gente do Mandu

Alunos aprendem a cultivar hortas em escolas municipais de Pouso Alegre

Projeto objetiva incentivar os estudantes a plantar, cuidar e colher hortaliças e legumes nas unidades educacionais.

Gabriella Starneck / 07 outubro 2021

 

Com o intuito de estimular a educação ambiental e desenvolver hábitos saudáveis, estudantes de escolas municipais de Pouso Alegre têm participado de um projeto para desenvolver hortas dentro das instituições. As crianças participam de todo o processo: plantio, cultivo e colheita de hortaliças e legumes.

A reportagem do Terra do Mandu esteve no CEIM Benedita de Fátima Canadas, localizada no bairro Jatobá, para acompanhar a rotina da criançada. E eles realmente participam de todas as etapas do cultivo. Pegam as mudas, plantam, regam – tudo isso durante o período escolar.

“É necessário, porque se nós estamos trabalhando a preservação, o cultivo, desenvolvimento e germinação, então eles precisam participar, conhecer os cuidados não só com a horta, mas pessoal também para que não se machuquem”, afirma a professora Rita de Cássia Borges.

A diretora da creche, Telma Cobra, explica que cada dia da semana uma turma fica responsável pela horta. O projeto já faz parte do currículo escolar da instituição há seis anos. “Eles adoram mexer na terra, regar. Eles participam e gostam muito. Então a professora vem com as crianças para arrancar o matinho dos canteiros, regar”, conta a diretora do CEIM Benedita de Fátima Canadas.

Os estudantes, com o auxilio dos professores, já plantaram alface, tomate, beterraba, cenoura. Cada época do ano, é cultivado algum tipo de legume ou hortaliça. E esses alimentos são aproveitados na merenda escolar dos estudantes. Ou seja, eles comem o alimento que plantaram.

“Já fizemos a colheita e distribuímos para as famílias. Colhemos alface e rabanete. Então foi colhido, saboreado pelas crianças, distribuído às famílias e servido na refeição da creche também”, destaca a professora Rita Borges.

Os crianças também podem pegar mudas para plantar em casa e terem suas próprias hortas. Assim, a criançada tem ainda mais contato com a natureza, e apreende a plantar, cuidar e colher os alimentos.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Melhores Dias, e tem patrocínio da General Mills.

Mais Lidas