0

Prefeito faz balanço dos estragos causados pela chuva em Pouso Alegre

Segundo Rafael Simões, mais de 40 árvores caíram durante o temporal e outras 20 estão em condições precárias e precisarão ser extraídas.

Gabriella Starneck
05/10/2021

Temporal destelha casas, derruba árvores e causa estragos em Pouso Alegre. Foto: Ascom PMPA

O prefeito Rafael Simões (DEM) fez um balanço dos estragos causados pelo temporal que atingiu Pouso Alegre na tarde desta segunda-feira (04). A chuva, que veio acompanhada de fortes rajadas de ventos, derrubou várias árvores, destelhou casas e ainda deixou parte da cidade sem energia elétrica.

“Mais de 40 árvores foram derrubadas. 20 árvores, pelo menos, estão em condições precárias e precisarão ser extraídas. Tivemos mais de uma dezena de carros e motos destruídos. Casas foram destelhadas, barracões foram derrubados, foi um verdadeiro caos”, afirma o prefeito de Pouso Alegre.

No vídeo divulgado pela prefeitura, Rafael Simões ainda criticou as pessoas que tentam impedir a extração de árvores doentes. Ele afirmou que a prefeitura só faz a extração de árvores que oferecem riscos à população ou ao patrimônio de terceiros, a fim de evitar possíveis danos, como os que foram causados pelo temporal.

“Cada árvore extraída há uma compensação ambiental estabelecida pela Secretária de Meio Ambiente. A propósito desde que chegamos na prefeitura já plantamos mais de 20 mil mudas, em compensação àquelas que foram extraídas. A necessidade de extração de árvores doentes se faz imprescindível, e nós temos feito isso. Lamentavelmente ontem, pelo tamanho da chuva e ventania, nós tivemos um estrago grande”, disse o prefeito.

Ainda segundo Rafael Simões, as pessoas que tentarem impedir o corte ou poda de árvores serão responsabilizadas civilmente, caso ocorra algum desastre: “A propósito, a partir de agora, quando nós formos extrair uma árvore e algum ambientalista se contrapor, nós vamos convidá-lo a assinar um termo de responsabilidade. Porque se essa árvore vier a cair, ele será responsabilizado civilmente”, afirma o prefeito.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.