Notícia

‘Padre Andrey Nicioli encontra-se em estado gravíssimo’, informa nota

Padre Andrey teve uma infecção bacteriana após passar por transplante de medula óssea. Ele está internado desde o início de agosto, em São Paulo. Correntes de orações são realizadas todos os dias, desde que a situação se agravou.

Magson Gomes / 29 setembro 2021

Uma nota divulgada nesta quarta-feira (29) pela paróquia Santo Antônio, de Jacutinga, informa que o quadro de saúde do padre Andrey Nicioli é gravíssimo, ‘talvez irreversível’, diz o texto que é atribuído como nota de esclarecimento da família do padre Andrey. E conclui com pedido de orações: ‘Rogamos a Deus que faça o melhor na sua vida! Continuem com as orações! Onde há vida, há esperança!’.

Nos últimos dias, o padre Andrey foi submetido a alguns procedimentos, como traqueostomia e hemodiálise, após ter sido infectado por uma bactéria dias depois de passar por um transplante de medula óssea para a cura de uma pré-leucemia. O transplante ocorreu tudo bem e o padre permaneceu internado, como previsto, para o acompanhamento do processo de pega da nova medula.

Andrey é vigário da paróquia São José Operário em Pouso Alegre e é natural de Jacutinga. No último dia 24 foram comemorados cinco anos em que foi ordenado padre. Andrey também atuou nas paróquias de Estiva e Borda da Mata.

Descoberta da pré-leucemia e o transplante

Em fevereiro deste ano, na Quarta-feira de Cinzas, durante exames de rotina, o vigário da Paróquia São José Operário, em Pouso Alegre, descobriu que estava com uma pré-leucemia. O diagnóstico foi para a doença chamada de mielodisplasia, em que o tratamento indicado é o transplante de medula óssea.

“Eu fui fazer um hemograma. Na verdade, foi um sopro de Deus no ouvido de uma médica amiga. Até então, era uma suspeita de Covid. Do nada, ela pediu o PCR e um hemograma. Assim descobriram as plaquetas muito baixas e novos exames foram feitos e descobriram a mieolodisplasia, que é uma pré-leucemia”, contou o padre Andrey em entrevista ao Mandu News, em abril.

Ainda de acordo com o padre, os médicos disseram que é uma doença rara para a sua idade. Mas foi descoberta no início, facilitando o tratamento. Porém, a cura depende do transplante.

O padre Andrey Nicioli encontrou um doador de medula óssea 100% compatível. Andrey se internou no final de julho no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para começar o processo para receber o transplante, ocorrido no dia 03 de agosto.

Mesmo após o transplante, já estava previsto que o padre Andrey ficaria mais um período internado no hospital e, na sequência, continuaria morando na capital paulista, isolado, para completar o processo do pós-transplante.

Pedidos de orações

Desde o agravamento do quadro de saúde de Andrey, a família, amigos e fiéis por onde ele passou fazem correntes de orações pela recuperação de sua saúde. Os boletins e atualizações são publicados nas redes sociais da paróquia Santo Antônio, de Jacutinga, onde os pais de Andrey moram.

Mais Lidas