Gente do Mandu

Padre Andrey Nicioli encontra doador de medula óssea 100% compatível

O vigário da Paróquia São José Operário, em Pouso Alegre, foi diagnosticado com uma pré-leucemia em fevereiro deste ano.

Magson Gomes / 30 julho 2021

O padre Andrey Nicioli encontrou um doador de medula óssea 100% compatível. O padre já está internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para receber o transplante na próxima semana. A infusão está prevista para terça-feira (03/08).

Em fevereiro deste ano, na Quarta-feira de Cinzas, durante exames de rotina, o vigário da Paróquia São José Operário, em Pouso Alegre, descobriu que estava com uma pré-leucemia. O diagnóstico foi para a doença chamada de mielodisplasia, em que o tratamento indicado é o transplante de medula óssea.

“Eu fui fazer um hemograma. Na verdade, foi um sopro de Deus no ouvido de uma médica amiga. Até então, era uma suspeita de Covid. Do nada, ela pediu o PCR e um hemograma. Assim descobriram as plaquetas muito baixas e novos exames foram feitos e descobriram a mieolodisplasia, que é uma pré-leucemia”, contou o padre Andrey em entrevista ao Mandu News, em abril.

Padre Andrey Nicioli. Foto: Arquivo pessoal

Ainda de acordo com o padre, os médicos disseram que é uma doença rara para a sua idade. Mas foi descoberta no início, facilitando o tratamento. Porém, a cura depende do transplante.

As chances de encontrar um doador 100% compatível são de 25% dentro da própria família e 1 em 100 mil entre outras pessoas em um banco de medula óssea. No caso do padre Andrey, ele é filho único, o que diminuiu o número de chances em parentes de primeiro grau.

Foi então que o padre começou uma campanha para incentivar as pessoas a se cadastrarem no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) para ser um doador de medula óssea. O objetivo não era apenas conseguir para ele, mas para tantas outras pessoas com leucemia e outros tipos de câncer que esperam por doador compatível.

Doador de outro país

O doador de medula do padre Andrey é do exterior. “Fiquei sabendo há dois meses do doador 100%”, conta o padre, que passou por dezenas de exames para dar continuidade no processo. Padre Andrey foi internado na última quarta-feira (28), após a medula do doador chegar ao Brasil.

O processo de transplante inclui quimioterapias e a infusão da medula do doador no padre está marcada para a próxima terça-feira (03/08). “Daí, é torcer para ter a ‘pega’ da medula”, diz.

Mesmo após o transplante, o padre Andrey ficará mais um período internado no hospital e, na sequência, sai do hospital, mas continua morando na capital paulista, isolado, para completar o processo do pós-transplante.

“Vou fazer o transplante da medula, que é a cura. É um tempo de recuperação… no Início do ano já volto às atividades”, postou ele nas redes sociais.

Como doar medula?

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. Além disso, o interessado precisa fazer um agendamento no site da Hemominas, a fim de evitar aglomerações, para poder doar sangue e medula.

Nesse primeiro momento, será feita apenas uma coleta de sangue para o exame de Antígenos Leucocitários Humanos (HLA), que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Redome, vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). Aí, se a pessoa for compatível com algum paciente, que dará início ao processo de doação da medula, que também não traz nenhum tipo de sequela para o doador.

REVEJA A ENTREVISTA DO PADRE EM ABRIL DESSE ANO AO MANDU NEWS:

Mais Lidas