Notícia

Novo Plano Diretor de Pouso Alegre foi sancionado pelo prefeito Rafael Simões

O projeto foi aprovado sob protestos e a sessão encerrada mais cedo. O prefeito respondeu às críticas de moradores que questionavam parte do PL.

Magson Gomes / 22 setembro 2021

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Rafael Simões (DEM) sancionou o Novo Plano Diretor de Pouso Alegre. O Projeto de Lei foi aprovado ontem (21), em segunda votação, sob protestos de um grupo de moradores dos bairros Jardim Floresta, Buritis e Parque Ibirá. Eles questionam o aumento do perímetro urbano na região do Parque Natural Municipal, que é área de preservação ambiental.

A nova lei estabelece as diretrizes para o desenvolvimento das cidades para os próximos 10 anos e sua elaboração é uma exigência federal para municípios com população acima de 20 mil habitantes.

A votação sob protestos

O vereador Dr Edson Donizeti até pediu vistas ao projeto, tentando adiar a votação para discutir mais o assunto. O pedido do vereador foi rejeitado pelos demais colegas por 10 votos. E o projeto foi colocado em votação e aprovado por 11 votos a favor e três contra.

O novo plano Diretor começou a ser discutido em 2019. Foram realizadas 32 audiências para a elaboração do documento. Ontem, a proposta foi aprovada com 11 votos a favor e três contra.

Após a aprovação, os moradores que protestavam, aumentaram o tom. O presidente da Câmara, vereador Bruno Dias (DEM) suspendeu a reunião por 25 minutos.

Quando tentou retomar a sessão para votar os demais projetos da pauta do dia, os moradores continuaram com o protesto e o vereador decidiu encerrar a sessão, alegando descumprimento dos protocolos sanitários.

Prefeito sanciona o projeto e responde às críticas

Durante a sanção do projeto de lei, o prefeito Rafael Simões falou sobre a elaboração do projeto e respondeu aos protestos ocorridos na Câmara Municipal.

“Foram feitas diversas audiências para tratar do tema e somente agora apareceram para questionar e reivindicar mudanças, muitas deles em benefício próprio. Reforço que lamento o ocorrido e que seguiremos trabalhando para bem e desenvolvimento de nossa queria Pouso Alegre”, afirma o prefeito.

VEJA O VÍDEO:

Mais Lidas