Notícia

IF Sul de Minas abre mais de 3 mil vagas para cursos técnicos e superiores

São mais de 70 opções de cursos em oito cidades da região. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro. 

Gabriella Starneck / 17 setembro 2021

O Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) está com mais de 3 mil vagas abertas para cursos técnicos e superiores. São 78 opções de cursos para oito cidades da região, incluindo Pouso Alegre. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro no site da instituição.

Ao todo, são ofertadas 1.280 vagas para o ensino integrado, 585 para o subsequente, 35 para Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica e 1.392 para o ensino superior – todas para o primeiro semestre de 2022. A instituição ainda informou que serão disponibilizadas mais 273 vagas, via Sisu, em edital próprio a ser lançado.

As oportunidades são para as cidades de Pouso Alegre, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Carmo de Minas e Três Corações. No site do IF Sul de Minas é possível conferir quais cursos são ofertados por cada unidade. As inscrições para os cursos técnicos são gratuitas e para os cursos superiores há uma taxa de R$ 25.

Processo Seletivo

A seleção para os 41 cursos técnicos será feita através da análise do histórico escolar dos candidatos. Já para quem quer ingressar em um dos 37 cursos superiores, será aplicada uma prova no dia 12 de dezembro. Vale destacar que também será aceita a utilização de nota do ENEM, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para a Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica, o candidato deverá comprovar ter concluído o ensino médio e pelo menos um curso técnico em uma das seguintes áreas: Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, , Eletromecânica, Mecatrônica, Instrumentação Industrial e Sistemas de Energia Renovável.

Mais Lidas