Notícia

Idosa com deficiência coloca placa com pedido de ajuda sobre muro de casa

Ruth Braga, de 67 anos, não tem nenhuma renda e mora sozinha em Pouso Alegre. Sem dinheiro para o básico, ela está com a energia cortada.

Gabriella Starneck / 17 setembro 2021

A senhora Ruth Braga Viana, de 67 anos, vive sozinha no bairro Monte Azul, região do Faisqueira, em Pouso Alegre. A idosa é divorciada e hoje tem apenas a companhia dos gatos.

Amputada de uma das pernas há 13 anos, dona Ruth não tem nenhuma renda. Ela recebe apenas R$ 300 do ex-marido. Mesmo assim, alguns meses fica sem nada – como aconteceu em setembro.

Sem dinheiro para o básico, a idosa está com a energia cortada e mora no escuro. No desespero, Ruth escreveu um pedido de ajuda em uma placa de papel e colocou no muro de sua casa para chamar atenção de quem passa pela rua.

“Há algum tempo eu venho pedindo ajuda. Todo mundo fala que vai ajudar, mas chega na hora ninguém pode fazer nada. Então coloquei essa placa pra ver [se consigo ajuda], porque todo mundo que passa vê. Eu não tenho energia, celular. Se eu passar mal aqui, não tem como eu fazer nada”, conta Ruth Braga.

Foi uma moradora do bairro que chamou a reportagem do Terra do Mandu, ao ver o desespero da idosa. “No dia que ela colocou essa placa, eu decidi chamar o Terra do Mandu pra ver se vocês podem ajudar ela. A Ruth precisa de vários tipos de ajuda”, afirma a vizinha Viviane Santos.

Ruth afirma que já tentou se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas que não conseguiu. “Eu fui no INSS, chegando lá falaram que eu não tinha direito. O que eles alegaram era a renda do meu marido”, afirma.

A idosa disse à reportagem do Terra do Mandu que tem desejo de se aposentar, mas que tem receio de assinar papéis e fazer uma procuração para que outra pessoa possa ajudá-la. Veja a matéria completa acima.

Mais Lidas