0

Chuva de granizo danifica lavouras de morango em Estiva

Formação de pedras de gelo ocorreu principalmente na zona rural do município. Outras cidades também registram o fenômeno.

Gabriella Starneck
13/09/2021

Pedras de gelo caíram durante chuva de granizo em Estiva. Foto: Daniel Lisboa

Uma forte chuva acompanhada de grazino foi registrada na tarde de domingo (12), em Estiva, no Sul de Minas. Moradores da região registraram o fenômeno, que danificou lavouras e causou prejuízos aos produtores.

Daniel Lisboa é produtor há 12 anos, e tem plantação de morango e abobrinha – ambas foram atingidas pela chuva de granizo. “Eu perdi toda a plantação de abobrinha, mas que a de morango foi menos danificada, porque é coberta. O vento derrubou a proteção, mas não prejudicou a lavoura inteira. Acho que danificou uns 20%”, afirma Daniel.

Ainda segundo o produtor, a chuva foi isolada e atingiu principalmente a zona rural do município. No bairro Olaria, onde ele mora, o chão ficou forrado de pedras de gelo, como mostra um vídeo gravado por ele. Porém, em outros locais da cidade a chuva foi fraca e sem granizo.

“A chuva começou por volta das 15h. Estava bem quente, e a chuva caiu de repente. Mas em bairros vizinhos e na zona urbana só deu uma chuvinha leve”, afirma Daniel. Ele conta que quando postou o vídeo da chuva nas redes sociais, alguns amigos chegaram a perguntar onde era, já que o fenômeno ocorreu de forma isolada.

Municípios do Sul de Minas registram chuva de granizo

Outras cidades da região também registraram chuva acompanhada de granizo no último fim de semana. Em Lambari, as pedras de gelo cobriram o quintal de uma casa na tarde de sábado (11).

Moradores também registraram o fenômeno na BR-459, entre Congonhal e Pouso Alegre, na tarde de domingo (12). Inclusive vários motoristas pararam no acostamento da rodovia durante a forte chuva de granizo.

View this post on Instagram

A post shared by Terra do Mandu (@terradomandu)

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.