Notícia

Incêndio na Serra da Mantiqueira consumiu 134 hectares de área, diz bombeiros

Operação de combate foi encerrada. Trabalhos tiveram a participação 230 pessoas entre militares dos bombeiros de MG e SP, do Exército e voluntários.

Magson Gomes / 11 setembro 2021

Foram quase 200 voos das aeronaves para lavar 105 mil litros de água sobre o incêndio. Foto: CBMMG

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais comunicou, neste sábado (11), que foi encerrada a operação de combate ao incêndio na Serra da Mantiqueira, iniciado na última segunda-feira (06). Nesses dias, o fogo consumiu uma área de 134 hectares. O incêndio se concentrou no município de Marmelópolis, no Sul de Minas, na região do Pico do Marinzinho, a 2.432 metros de altitude, o que dificultou o trabalho das equipes no combate às chamas.

A linha de frente para eliminar os focos do incêndio contou com 230 pessoas, entre militares dos bombeiros de Minas Gerais, militares do Exército Brasileiro, bombeiros militares de São Paulo, além de brigadistas voluntários e funcionários fundações e institutos de meio ambiente.

Combate teve a participação de 230 pessoas, entre militares e voluntários. Foto: CBMMG

O combate foi feito por terra e pelo alto, com a utilização de três helicópteros e um avião que lançavam água na direção dos maiores focos na mata. As aeronaves fizeram 195 voos de lançamento, totalizando um volume de 105.000 litros de água.

O Posto de Comando da Operação foi instalado no local conhecido como Base Marins, onde se encontravam todos os recursos necessários para seu desenvolvimento.

As ações de combate ao incêndio se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno, ocasião que a tropa especializada do Batalhão de Resposta a Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD) realizou combates em pontos sensíveis e estratégicos, visando evitar a progressão das chamas para a região dos Marins.

Ainda conforme a 7ª Companhia Independente dos Bombeiros em Pouso Alegre, que coordenou os trabalhos na Serra da Mantiqueira, embora o tamanho da área queimada seja expressivo, o trabalho em conjunto com todos os envolvidos foi essencial para que o incêndio não causasse maiores danos ao meio ambiente.

“O sucesso da operação só foi possível através da ação integrada de todos os órgãos públicos e de pessoas da comunidade, que possuem interesses em comum, a saber, a preservação desse importante ecossistema, patrimônio de todos nós”, informou em nota a 7ª Cia Ind. BMMG.

Incêndio na Serra da Mantiqueira – Foto: CBMMG

Incêndio na Serra da Mantiqueira – Foto: CBMMG

Incêndio na Serra da Mantiqueira – Foto: CBMMG

Mais Lidas