Morre aos 97 anos ‘Seu Duca’ da lanchonete em Pouso Alegre
Comércio do 'Seu Duca' foi aberto em 1965 e carrega a tradição dos salgados assados e fritos.
Magson Gomes / 23 agosto 2021Comércio do 'Seu Duca' foi aberto em 1965 e carrega a tradição dos salgados assados e fritos.
Magson Gomes / 23 agosto 2021Seu Duca estava com 97 anos. Foto: reprodução Eza Fonseca
Faleceu na noite deste domingo (22), aos 97 anos, o senhor Joaquim Augusto de Paula, conhecido apenas por ‘Seu Duca’. Ele faleceu em casa, após passar o domingo com a família no sítio. ‘Seu Duca’ foi o fundador da lanchonete que leva o seu nome e fica na Rua Silviano Brandão, famosa por ter um dos melhores salgados da cidade.
A reportagem do Terra do Mandu conversou um dos cinco filhos de ‘Seu Duca’. Valmir de Paula conta que, após chegar da chácara da família, ficou assistindo futebol com o pai. Em seguida, foi dar banho nele e o levou para o quarto para secar. Foi quando o ‘Seu Duca’ teve uma queda de pressão e faleceu. “Se a gente pode dizer que existe uma morte bonita, tranquila, foi assim que meu pai faleceu. Ele descansou em paz”.
Seu Duca gostava de passar os fins de semana na chácara da família. Foto: reprodução Eza Fonseca
Mais de meio século de lanchonete
‘Seu Duca’ abriu as portas de seu comércio em 1965. Valmir conta que, naquela época, eram poucas casas na Rua Silviano Brandão e no bairro Tijuca, tudo ainda de chão batido. O comércio montado era uma mercearia, vendia de tudo um pouco e os clientes levavam em caixotes.
Anos depois que a mercearia deu lugar ao bar, que hoje funciona apenas como lanchonete. ‘Seu Duca’ cuidou do comércio até 1991, quando se aposentou. Os filhos João Batista e Ademir Bilá passaram a tocar o negócio com as esposas, filhos e sobrinhos ajudando. Mas ‘Seu Duca’ sempre estava por perto, não deixava de frequentar e o negócio da família.
Partida sete meses após a esposa
‘Seu Duca’ faleceu sete meses após a morte de sua esposa. ‘Dona Ina’ faleceu em 22 de janeiro, aos 91 anos. O casal deixou cinco filhos, netos, bisnetos e tataraneto.
Seu Duca e dona Ina tiveram cinco filhos. Foto: reprodução Eza Fonseca
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu