Notícia

Fogo consome Jequitibá de 300 anos em Conceição dos Ouros

Prefeitura acredita em incêndio criminoso, já que não havia sinais de queimada na vegetação ao redor. Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso.

Gabriella Starneck / 16 agosto 2021

Jequitibá de 300 anos tinha 50 metros de altura. Foto: Alexandre Magno Pereira

Um Jequitibá de 300 anos foi queimado, no sábado (14), em Conceição dos Ouros. A árvore tinha cerca de 50 metros de altura, e caiu após ser consumida pelas chamas. A prefeitura acredita que tenha sido um incêndio criminoso. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar o caso.

A denúncia do incêndio foi feita por uma família de São Paulo, que tinha parentes na cidade. Eles foram conhecer o Jequitibá, que fica na Trilha da Bexiga, quando se depararam com a árvore caída e pegando fogo. Segundo o prefeito de Conceição dos Ouros, Luís Fernando Rosa de Castro, a suspeita é que tenha sido um incêndio criminoso.

Jequitibá de 300 anos caiu após ser consumido pelas chamas no fim de semana

“Tudo indica ter sido um ato criminoso, com a finalidade de derrubar esse patrimônio natural, cultural e turístico. De um valor inquestionável a natureza. É com grande indignação que recebemos essa notícia, pois trata-se de um crime ambiental contra um patrimônio natural e de imenso valor a nossa cidade”, afirma Luís Fernando em vídeo divulgado pela prefeitura no fim de semana.

A secretária de Cultura e Turismo, Aline Cristina da Costa, disse ao Terra do Mandu que o Jequitibá era visitado por muitas pessoas há um bom tempo. Inclusive a prefeitura contratou uma empresa especializada, que presta assessoria turística, para inclusão do Jequitibá como ponto turístico da cidade. “Também estávamos analisando para fazer o processo de inventário de Patrimônio Natural”, destaca Aline.

VEJA A REPORTAGEM

Mais Lidas