Notícia

Covid: Asilo Betânia da Providência confirma 20 casos em idosos

São os primeiros registros na instituição, desde o início da pandemia. Dois idosos faleceram. 18 tiveram sintomas leves. Todos estão vacinados.

Magson Gomes / 27 julho 2021

O Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre, registrou os primeiros casos de Covid-19 em internos e funcionários. Nesta terça-feira (27), a direção do asilo confirmou à reportagem do Terra do Mandu que 20 idosos e seis funcionários foram infectados. Todos os idosos e funcionários já estão vacinados com as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Dois idosos, um de 90 anos e outro de 91 anos, faleceram em decorrência da doença. Quatro já estão recuperados e 14 estão com sintomas leves, isolados numa ala do próprio asilo. Os seis funcionários seguem cumprindo a quarenta em casa, também com sintomas leves.

A enfermeira responsável pelo asilo, Rosália Guimarães, o primeiro caso de idoso contaminado com o coronavírus foi detectado no dia 08 de julho, um ano e quatro meses após o primeiro registro na cidade de Pouso Alegre. “A gente sabe que quando há um caso positivo, como a propagação do vírus é rápida, a gente já esperava que surgissem mais casos. Isolamos o primeiro caso e fomos testando os idosos que foram aparecendo com sintomas”.

Eficácia da vacina

A enfermeira Rosália ressalta a importância da vacina. “A vacina não vai proibir de você se contaminar. Ela vai te ajudar a não ter sintomas mais graves. Ela preveni o agravamento da doença. E foi isso que a gente conseguiu ver aqui. Estão todos recuperando bem. Infelizmente, tivemos essas perdas. Todos os demais idosos e funcionários estão evoluindo com sintomas leves”, explica a enfermeira.

O asilo mantém os protocolos sanitários desde o início da pandemia, indicados pelo Ministério da Saúde. As visitas permanecem suspensas. Mesmo com todos internos e funcionários vacinados, o distanciamento social é exigido, assim como o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool 70%

Pedido de doações de produtos

A direção do asilo, está pedindo doações de produtos utilizados no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A instituição, que é filantrópica, precisa de doações de máscaras, álcool 70% em gel ou líquido, água sanitária. Além disso, necessita ainda de fraldas, leite e aceita doações em dinheiro. O pix do asilo é o CNPJ da instituição: 23.953.730/0001-02, banco Sicredi.

 

Mais Lidas