Notícia

Pouso Alegre vacina 1.600 pessoas contra a Covid-19 em 24h

Equipe de saúde utilizou um sistema que permite fazer a checagem em tempo real para evitar que vacinas sejam aplicadas indevidamente.

Gabriella Starneck / 26 julho 2021

Equipe de saúde utilizou um sistema para fazer a checagem em tempo real das doses aplicadas. Foto: Ascom PMPA

No último sábado (24), 1.600 pessoas foram imunizadas com a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Pouso Alegre. A prefeitura informou que a equipe de saúde utilizou o sistema “SI PNI” para fazer a checagem em tempo real e, assim, evitar que vacinas fossem aplicadas indevidamente.

Esse sistema reúne informações de todos os brasileiros vacinados, como data da aplicação da dose, tipo da vacina, lote, validade do imunizante, além do CPF – utilizado para a realização da busca. Por meio dessa plataforma, a equipe de saúde consegue verificar a base nacional de dados para liberar a aplicação da vacina sem que ocorram casos de pessoas a tomarem de forma indevida.

“Nós fazemos um planejamento para aplicar as doses da vacina o mais rápido possível e para garantir o atendimento a toda a população, mas sem deixar de lado a segurança e transparência da vacinação em nosso município”, afirma a secretária de Saúde, Silvia Regina.

A vacinação, no último sábado (24), contemplou pessoas com 42 anos, que foram imunizadas com a primeira dose nos postos de saúde do município. A vacina também foi aplicada em sistema drive-thru para quem estava com o vencimento da segunda dose marcado até o dia 31 de julho.

Vacinação em Pouso Alegre

O município já recebeu 107.874 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 77.298 destinadas à aplicação da primeira dose e 30.576 para a segunda dose. Os dados foram atualizados na última sexta-feira (23).

Ao todo, 74.604 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose ou dose única e 25.472 moradores com a segunda dose. Nesse vacinômetro ainda não constam as doses aplicadas no último sábado (24).

Mais Lidas