Notícia

Mata do Cristo volta a ter focos de incêndio nesta terça-feira (20)

De acordo com os Bombeiros, hoje foi visualizado um foco de maior intensidade. Sete militares e cinco voluntários estão no local.

Gabriella Starneck / 20 julho 2021

Estimativa é que uma área de 31 hectares tenha sido queimada na Mata do Cristo. Foto: Corpo de Bombeiros

A Mata do Cristo, em Pouso Alegre, voltou a pegar fogo nesta terça-feira (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi identificado um novo foco de incêndio com maior intensidade na região. Sete militares e cinco voluntários estão no local para combater às chamas.,

Desde a última segunda-feira (12), quando um incêndio de grandes proporções atingiu o local, o Corpo de Bombeiros realiza o monitoramento diário da Mata do Cristo. Inclusive, na última sexta-feira (16), a corporação informou que não havia mais focos na região do horto florestal e na Mata do Cristo.

Porém, segundo o tenente Eduardo Jota, o foco que surgiu nesta terça-feira (20) estava a cerca de 300 metros do limite da área queimada. Ele afirmou que a vegetação nesse novo local é composta de braquiaria seca e muito alta – o que pode provocar um tipo de queimada mais acelerada.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, não é possível afirmar com certeza o que causou esse novo foco de incêndio. Mas a baixa umidade do ar combinada com os ventos fortes típicos desse tipo de relevo pode contribuir para o surgimento de focos. “A umidade está entre 12% e 20%, fator que dispara o alerta laranja emitido pelo INMET”, destaca o tenente Eduardo Jota.

Nesta quarta (21), os militares vão interromper a maior parte do serviço administrativo interno para reforçar o efetivo empregado para o enfrentamento do incêndio. O Corpo de Bombeiros estima que uma área de 31 hectares tenha sido queimada na Mata do Cristo, em Pouso Alegre, na semana passada.

(Matéria atualizada na terça-feira, 20 de julho, às 21h)

Mais Lidas