Notícia

Maria da Fé bate recorde de frio com -5°C em MG; Pouso Alegre registra temperatura negativa

A temperatura de Maria da Fé foi a menor do ano nos dados do INMET. Houve registro geadas em diversas cidades do Sul de Minas.

Magson Gomes / 20 julho 2021

O Sul de Minas voltou a bater recorde de frio em 2021. E mais uma vez, Maria da Fé registrou a temperatura mais baixa de Minas Gerais, com -5°C, na madrugada desta terça-feira (20), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com tanto frio, uma forte geada se formou na vegetação da cidade. Até a água que escorria do telhado congelou.

Maria da Fé já havia marcado a menor da temperatura do ano. No dia 1º de julho foram registrados -4.2°C. As fotos feitas pelo geógrafo William Siqueira mostram como ficou a paisagem do município nesta terça.

Água congela no telhado em maria da Fé. Foto: William Siqueira

Geada em Maria da Fé 20/07/21. Foto: William Siqueira

Geada em Maria da Fé 20/07/21. Foto: William Siqueira

O distrito de Monte Verde, que ontem teve a menor temperatura do estado, hoje ficou com -1°C. E claro, teve formação de geada. As estações do INMET ainda marcou 0.8°C em Varginha e -1.4°C em Passos, já no sudoeste de Minas.

Pouso Alegre abaixo de zero

E o frio intenso atingiu as cidades que estão fora da Serra da Mantiqueira também. Foi o caso de Pouso Alegre. Os termômetros locais registraram -1°C, com direito a geada em diversos pontos.

Grama com gelo no Árvore Grande. Foto: Nevani Gomes

Geada no pasto no distrito São José do Pantano. Foto: Luciano Ferraz

Outras cidades da região também tiveram formação de geada, com frio em torno de zero grau até 5°C.

O meteorologista do INMET, Claudemir de Azevedo, disse que a previsão é que essa nova onda de frio mais intenso fique na região até a próxima quinta-feira, dia 22, quando a massa de ar frio que está sobre a região começa a dissipar.

Geada na fazenda do IFSULDEMINAS em Inconfidentes. Foto: Ascom IFSULDEMINAS

 

Mais Lidas