Notícia

Sul de Minas avança para onda amarela a partir de sábado

Decisão foi divulgada nesta quinta-feira (15), após o Estado apresentar melhora nos indicadores da Covid-19.

Gabriella Starneck / 15 julho 2021

O Sul de Minas avançou para onda amarela do Minas Consciente. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (15), após encontro virtual do Comitê Extraordinário Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, a mudança foi possível por causa da melhora nos indicadores da Covid-19, e entra em vigor no sábado (17).

A taxa de incidência, que mede a circulação do vírus na sociedade, caiu 23% nos últimos 14 dias. Já a confirmação de Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada pelo coronavírus chegou a 58% na última semana, o menor número desde janeiro. A positividade, indicador que mede o número de pessoas com sintomas gripais que testam positivo para Covid-19, também saiu do patamar de 30% a 49% para menos de 30%.

“Isso demonstra que o vírus tem circulado menos e gerado menos necessidade de realização de exames. Além disso, os exames realizados têm demonstrado menos positividade para covid-19. Lembrando que estamos no inverno, um período de grande circulação de outros vírus que provocam sintomas gripais”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Neste momento, 12 das 15 localidades estão nas ondas mais flexíveis do Minas Consciente. As macrorregiões Sudeste e Vale do Aço se encontram na onda verde. Já as macrorregiões Noroeste, Sul, Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte estão na onda amarela.

Apenas três macrorregiões foram mantidas na onda vermelha: Leste do Sul, Nordeste e Triângulo do Sul. Porém, nenhuma delas possui a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável – que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas.

Novas regras

Nesta quinta-feira (15), o Comitê Extraordinário também revisou o protocolo do Minas Consciente e criou regras para a realização de grandes eventos. As principais mudanças se referem ao distanciamento e à capacidade máxima de lotação dos espaços, e passam a valer no dia 15 de agosto.

Ficaram decididos a flexibilização do distanciamento padrão para 1,5 metros; o aumento nas lotações máximas de espaços, conforme a onda do Minas Consciente; e regras específicas para a viabilização de grandes eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por um tempo pré-determinado.

Segundo Fábio Baccheretti, as alterações foram possíveis devido ao avanço da vacinação em Minas Gerais e melhora dos indicadores da Covid-19. Ele também explicou que as novas regras se basearam em experiências bem-sucedidas em outros países.

“Estamos em uma nova fase, com vacinas chegando de forma consistente e melhora nos indicadores. Diante disso, vimos a necessidade de criar regras para os grandes eventos, já que eles não eram considerados de forma separada no Minas Consciente. Fizemos uma ampla discussão e a equipe técnica buscou exemplos em outros países que já passaram por uma fase de vacinação semelhante à nossa (50% com primeira dose e segunda dose crescendo, chegando próximo de 15%) para definir as regras”, afirmou  secretário.

Eventos no Minas Consciente

Os eventos serão permitidos desde que haja aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso e acesso com hora marcada; distanciamento de 1,5 metros entre filas, cadeiras/assentos e também no cálculo da capacidade; e apresentação de documento de cartão de vacinação que comprove imunização completa superior ou igual a 15 dias ou PCR ou laudo médico com positividade para covid-19 (entre 15 e 90 dias).

Na onda amarela, só serão permitidos eventos com lotação máxima de 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados; 600 pessoas ou 50% da capacidade em ambientes ao ar livre; duração máxima de 6 horas, sendo que o horário permitido é entre 7h e 23h.

Mais Lidas