Política

Governador anuncia abertura de 38 leitos de UTI e semi-UTI em Itajubá

Romeu Zema também inaugurou uma unidade do Farmácia de Minas no município, o que possibilita maior agilidade no atendimento de pacientes.

Gabriella Starneck / 02 junho 2021

O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Itajubá nesta quarta-feira (02), e anunciou a abertura de 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid, sendo 18 leitos de UTI e 20 leitos de suporte de ventilação. O governador também inaugurou uma unidade do Farmácia de Minas no município.

“A pandemia continua sendo uma grande preocupação. Sabemos que os números, sobretudo da região Sul, são os que mais incomodam. O Estado, desde o início da pandemia, fortaleceu o sistema de saúde com aumento dos leitos de enfermaria, UTI, equipamentos e profissionais. Continuaremos a ampliar nosso sistema de saúde, como estamos fazendo em Itajubá. Mas é preciso que a população faça sua parte”, afirmou Romeu Zema.

No Hospital das Clínicas serão abertos dez leitos de UTI e 20 de semi-UTI. Os outros oito leitos de tratamento intensivo serão abertos na Santa Casa, e poderão funcionar a partir de 14 de junho. Os leitos serão custeados pelo Governo de Minas até que o Ministério da Saúde os habilite.

Já os equipamentos foram financiados pelos hospitais, junto ao Ministério da Saúde, prefeitura e empresários locais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Estado paga diária pela UTI. Já na semi-UTI paga caso haja ocupação.

Farmácia de Minas

O governador também inaugurou uma unidade do Farmácia de Minas em Itajubá. Agora, os pacientes que antes dependiam da estrutura de Pouso Alegre, a 70 quilômetros de distância, passam a ter assistência farmacêutica na cidade. Com a implantação do Farmácia de Minas, Itajubá passa a receber os carregamentos diretamente de Belo Horizonte, proporcionando maior agilidade no atendimento.

Governador inaugurou uma unidade do Farmácia de Minas em Itajubá. Foto: Marcelo Barbosa

“Diante de um cenário de pandemia, inaugurar uma farmácia é muito importante. A população que precisa todos os dias de um medicamento conta agora com local digno para realizar o tratamento, sem a necessidade de percorrer 70 quilômetros”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Aproximadamente 1.200 pacientes já estão sendo beneficiados com medicamentos para atenção primária, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Mais Lidas