0

Cidades do Sul de Minas adotam medidas restritivas contra a Covid-19

Dentre as medidas estão limitação do horário de funcionamento do comércio, proibição da venda de bebida alcoólica, além de toque de recolher das 20h às 05h.

Gabriella Starneck
31/05/2021

Pelo menos oito cidades do Sul de Minas publicaram decretos com medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19. Na semana passada, o Governo de Minas informou que a incidência da doença  apresentou crescimento de 6% e o número de solicitações de internações aumentou 15,87% no estado.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que a situação da pandemia no Sul de Minas preocupa, já que a procura por leitos de UTI aumentou nos últimos dias, especialmente na região de Passos. O município, que já precisou transferir oito pacientes com Covid para outras cidades por estar com o sistema de saúde sobrecarregado, publicou decreto que fecha serviços não essenciais aos sábados, domingos e feriados.

Outros municípios da região – Santa Rita do Sapucaí, Três Corações, Machado, Lavras e Nepomuceno – também  estabeleceram medidas mais restritivas para conter a disseminação do vírus e evitar a sobrecarga hospitalar, principalmente com a aproximação do feriado Corpus Christi, que será nesta quinta-feira (03).

Medidas restritivas contra a Covid

Em Santa Rita do Sapucaí, por exemplo, a prefeitura limitou o horário de funcionamento do comércio até às 20h, fechou espaços públicos e limitou a gratuidade do transporte público das 09h às 15h. Entre as medidas decretadas em Três Corações, está que bares, restaurantes e similares só poderão funcionar até às 20h.

Em Machado, Lavras e Nepomuceno as regras estão ainda mais duras. O comércio só pode funcionar por delivery, inclusive supermercados; está proibida a venda de bebidas alcoólicas; e as prefeituras ainda estabeleceram toque de recolher das 20h as 05h até o dia 07 de junho.

Muzambinho, Cássia, Ibiraci, São João Batista do Glória e outras cidades do Sul de Minas também publicaram decretos que limitam a circulação de pessoas e funcionamento do comércio.

Covid-19 no Sul de Minas

O Sul de Minas, que abrange 853 municípios, contabiliza 204.974 diagnósticos positivos para o coronavírus e 4.963 mortes desde o início da pandemia. O total de recuperados está em 183.002.

Neste momento, 17.009 pessoas estão em acompanhamento, cumprindo isolamento domiciliar ou hospitalizadas. A proporção ocupada de leitos de UTI exclusivos Covid está em 93,72% na macrorregião.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.