DESTAQUE

Pe Mário Borghi lança livro com reflexão para ‘vencer o clima de intolerância’; vídeo

No livro ‘Viver ao Plural’, o padre fundador do Mosteiro Popular prega o pluralismo amplo. “É examinar tudo e ficar com aquilo que faz bem a todo mundo”. VEJA A ENTREVISTA ABAIXO.

Magson Gomes / 30 maio 2021

Padre Mário Borghi, fundador do Mosteiro Popular Nossa Senhora de Guadalupe, acaba de lançar seu terceiro livro.  A publicação é uma reflexão para o momento em que vivemos; um aconselhamento para vivermos o Pluralismo. O título da obra ‘Viver ao Plural’.

“A mensagem é para vencer aquele clima de intolerância; de competição, portanto, de angústia e inimizade. Desde um ano para cá, logo depois do começo da pandemia, aumento muito”, explica Pe Mário.

O sacerdote fala que não é apenas um problema político e ideológico, ou até religiosos intransigentes ou progressistas. “É um problema da humanidade”.

Padre Mário fala que é uma angústia porque as pessoas são ‘engessadas. A pessoa e a panelinha, o grupo social, parecem como castelos onde se escondem e se defendem em grupos. E esta tensão aumentou em 2020 e 2021’, na avaliação do padre.

“Então, proposta desse livro é dizer: calma aí! Pegue as coisas com um pouco de bom censo. E, sobretudo, veja as coisas com sabedoria; um pouco de longe, quase. Sem o envolvimento emocional angustiante. Sem procurar vencer os seus inimigos. Vamos ver o que tem de bom na família, no grupo social, na sua religião, nos teus correligionários de política. Isto é, na humanidade. O que é que tem de bom?”, aponta padre Mário Borghi.

Esse pensamento de ver o que tem de bom vale também para os inimigos ideológicos e religiosos. “É olhar tudo, examinar tudo e ficar com aquilo que faz bem a todo mundo”.

Na entrevista dada ao Terra do Mandu padre Mário Borghi fala mais sobre esse pluralismo amplo, em todas as coisas. Na segunda parte do livro, o padre apresenta três documentos atuais da Igreja Católica, incluindo o tema da Campanha da Fraternidade desde ano, que é ecumênica, para todas as religiões.

Onde comprar o livro

O livro está a venda por R$ 30 reais e pode ser adquirido no mosteiro, na loja Bela Maria, no Foch e na loja papel e cia, na Rua Comendador José Garcia.

Padre Mário, através de ajuda de empresas e pessoas da comunidade, distribui mais de 500 cestas básicas para famílias carentes todo mês. Ele atua com outros projetos sociais como a Fazenda Esperança, a APAC para recuperação de condenados.

Mais Lidas