Notícia

Prefeitura inicia distribuição de kits de merenda escolar em Pouso Alegre

Mais de 12 mil kits serão entregues aos estudantes da rede municipal de ensino que se cadastraram junto à Secretaria Municipal de Educação.

Gabriella Starneck / 29 abril 2021

A Prefeitura de Pouso Alegre iniciou, nessa semana, a distribuição de kits de merenda escolar aos estudantes da rede municipal de ensino. Ao todo, mais de 12 mil kits serão entregues para famílias que se cadastraram junto à Secretaria Municipal de Educação no mês de março.

A Escola Municipal Pio XII, no bairro Cidade Jardim, foi uma das primeiras a começar a entregar a alimentação. Na instituição, serão distribuídos 770 kits. O vice-diretor da instituição, Cristiano José de Oliveira, afirma que o auxílio vai contribuir para o aprendizado dos alunos nesse período de aulas remotas.

“A presença da alimentação aqui no nosso bairro Cidade Jardim, que é uma comunidade que apresenta um grande número de vulnerabilidade social, é muito importante, porque contribui com o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Então, nesse momento, não só a questão do momento pedagógico, que já é uma dificuldade de muitos alunos de estar acompanhando a formação, mas a presença do kit alimentação vai contribuir muito com certeza no dia a dia do processo de educação das nossas crianças”, destacou Cristiano.

Roseli da Silva, responsável por uma das famílias cadastradas, comemorou o recebimento do kit: “É uma ajuda muito bem-vinda. Nessa situação das crianças ficarem em casa, a gente não estar podendo trabalhar, tem muita coisa acontecendo por aí. É uma ajuda que garante muito, porque quando crianças ficam em casa, elas gastam mais”.

Kits de Merenda escolar

O benefício atende a uma determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que possibilita que os alunos recebam a alimentação no período de suspensão das aulas. Em Pouso Alegre, foram 13.997 cadastros preenchidos, dos quais 12.621 optaram por receber o auxílio e 1.376 disseram não querer.

Os kits distribuídos não são cestas básicas, mas sim “kit merenda”, que foram montados com base na Lei Nº 13.987/2020, que permite a entrega dos produtos de alimentação escolar diretamente aos estudantes durante o período de situação de emergência no país.

Mais Lidas