Notícia

Prefeitura de Extrema distribui máscaras para moradores e comércios

Iniciativa visa aumentar a proteção da população contra a Covid-19, principalmente com a circulação da variante de Manaus no município.

Gabriella Starneck / 27 abril 2021

A prefeitura de Extrema começou a distribuir máscaras PFF2/N95 para a população nessa semana, um modelo que garante mais proteção contra a Covid-19 em relação às máscaras de pano. Ao todo serão entregues 100 mil equipamentos de proteção para os moradores nos próximos dias.

A distribuição será feita pelos agentes comunitários de saúde de casa em casa, sendo que cada pessoa receberá duas máscaras. De acordo com a prefeitura, a presença da variante P1 de Manaus no município reforça a importância da utilizar máscaras mais eficazes para aumentar a proteção da população.

Vale lembrar que a mutação foi identificada em Extrema no mês de março, após análise do Instituto de Moléstias Tropicais. A prefeitura alerta que essa variante pode ser 2,2 vezes mais transmissível que as cepas anteriores, conforme estudo coordenado por Prof. Ester Sabino e pelo pesquisador Nuno Faria da Universidade de Oxford.

Comércios também recebem máscaras

A Vigilância Sanitária de Extrema também está distribuindo máscaras cirúrgicas descartáveis para estabelecimentos comerciais do município. O órgão organizou a distribuição dos pacotes da seguinte forma:

  • estabelecimentos de pequeno porte recebem 01 pacote (50 máscaras);
  • estabelecimentos de médio porte recebem 02 pacotes (100 máscaras);
  • cada supermercado recebe de 6 a 10 pacotes (de 300 a 500 máscaras).

De acordo com a prefeitura, só entre quinta (22) e segunda-feira (26)  já foram distribuídas 56 mil máscaras. Além disso, durante as visitas aos comércios, os fiscais também reforçam os protocolos sanitários a serem seguidos nesses locais para evitar a disseminação do vírus.

Covid-19 em Extrema

O total de moradores que já foram contaminados pelo novo coronavírus chegou a 7.050 casos, sendo que 90 pessoas não resistiram à doença. Extrema é a quarta cidade do Sul de Minas com mais registros positivos da Covid-19, e a nona com mais óbitos.

Mais Lidas