Notícia

Covid-19: Pouso Alegre confirma mais três óbitos; ocupação de leitos tem leve redução

Boletim da prefeitura traz dados de segunda (12) e domingo (11), quando foram registrados mais 370 moradores com o coronavírus.

Terra do Mandu / 14 abril 2021

A prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais três mortes por Covid-19 no boletim epidemiológico, divulgado na noite desta terça-feira (13). O boletim traz os dados da segunda, dia 12 e do domingo, dia 11. Nos dois dias também foram confirmados 370 novos casos de moradores contaminados com o coronavírus. Desde o início da pandemia, Pouso Alegre chegou ao total de 228 óbitos e 13.129 casos de Covid. O total de pacientes que foram infectados e estão recuperados da doença está em 11.995.

Pouca redução ocupação de leitos

A ocupação dos leitos hospitalares teve uma leve redução em relação às semanas anteriores. Porém, a quantidade de pessoas internadas em UTI e enfermaria permanece acima dos 100%. Situação pior do que foi registrado em todo o período da pandemia no ano passado.

De acordo com o boletim, são 63 pacientes internados em UTI, ocupação de 110%. No boletim anterior erma 70 pessoas internadas em UTI (122%). As internações em leitos clínicos são de 104 pacientes (113%). Eram 108 (117%) no boletim de sábado. As autoridades de saúde consideram o momento ainda crítico e mantém os alertas para evitar uma maior sobrecarga do sistema de saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira, com esse quase um mês de onda roxa já foi possível perceber uma menor procura das pessoas pelo atendimento direto na UPA, onde funciona o hospital de campanha da cidade. Mesmo diante do quadro de um isolamento abaixo do esperado pelo governo de Minas ao impor as medidas restritivas no estado. O índice de isolamento social em Pouso Alegre, por exemplo, está em 42,7%, quando o ideal na onda roxa seria de mais de 60%.

reprodução prefeitura de Pouso Alegre.

Vacinômetro de Pouso Alegre

A prefeitura também divulgou o boletim do andamento da vacinação contra a Covid no município. Até o momento, Pouso Alegre já recebeu um total de 37.632 doses das vacinas contra o coronavírus. Foram 21.521 para primeira dose e 16.111 para segunda dose.

Até o momento, a primeira dose foi aplicada em 21.117 pessoas, incluindo idosos e profissionais de saúde. A segunda dose foi dada em 6.903 pessoas. Quem já tomou a primeira dose deve ficar atento ao cartão para saber a data da segunda visita ao posto de saúde.

Conforme a secretaria municipal de Saúde, o público que continua sendo imunizado em Pouso Alegre são os idosos acima de 66 anos. São aguardadas novas remessas de vacinas para baixar a faixa etária de vacinação.

Mais Lidas